meu dia em oração
O que a parábola do semeador ensina a cada um de nós?
Na leitura, Jeremias exorta Israel e Judá, reinos em que se havia dividido o povo eleito e que se comportavam como duas irmãs corrompidas pelos ídolos, a voltarem a ser fiéis ao Senhor. O salmo é um canto de esperança: o Senhor mudará o luto em alegria.
1ª Leitura
Voltem, filhos rebeldes – oráculo de Javé – pois eu sou o Senhor de vocês e posso pegar um de cada cidade e dois de cada clã para levar a Sião. Pois aí eu vou lhes dar pastores de acordo com o meu coração, e eles guiarão vocês com ciência e sensatez. Quando crescerem e se multiplicarem no país – oráculo de Javé – então ninguém mais falará na Arca da Aliança de Javé; ninguém pensará nem se lembrará mais dela. Não sentirão falta dela e nem será refeita. Nesse tempo, Jerusalém será chamada ‘Trono de Javé’. Todos os povos aí se reunirão em nome de Javé, e não seguirão mais a dureza do seu coração malvado. (Jr 3,14-17)
Salmo ou Hino
Nações, anunciem às ilhas: «Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo». Porque o Senhor resgatou Jacó. Eles virão festejar, afluirão trigo, vinho, azeite e crias de gado. Serão uma horta bem irrigada. Então a jovem dançará com alegria, os velhos junto com os jovens. Mudarei o luto deles em alegria, vou consolá-los e torná-los felizes e sem aflições.» (Jr 31,10-13)
Evangelho do dia
Jesus continua ensinando aos discípulos: «Ouçam, portanto, o que a parábola do semeador quer dizer: Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um.» (Mt 13,18-23)
Vivendo a Palavra
Usando parábolas para anunciar a chegada do Reino do seu Pai e nosso Pai, Jesus convida os discípulos a participarem ativamente no processo. Definições delimitam o assunto. Parábolas abrem caminhos novos para a compreensão e a intuição. Oferecendo a nossa visão pessoal, nós nos tornamos coautores e corresponsáveis pela Boa Notícia.
Oração Final
Pai Santo, envia o teu Espírito para que nós, ainda que ouvindo as mesmas palavras, sejamos inspirados para acolhê-las cada vez de forma nova, como mensagem viva e adequada para o tempo que vivemos. Certamente assim o desejava o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.