meu dia em oração
O que Deus uniu, o homem não deve separar
Nos capítulos finais do seu Livro, Josué se despede. Lemos hoje o resumo histórico do povo eleito, partindo de Abraão, ainda ‘do outro lado do Eufrates’, passando pela saga do Egito, até a conquista da Terra Prometida, sempre na presença do Senhor.
Salmo ou Hino
Celebrem ao Senhor, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre! Ele guiou seu povo pelo deserto! Ele feriu reis famosos! Ele matou reis poderosos! Ele deu a terra deles como herança, porque o seu amor é para sempre! Como herança ao seu servo Israel! Ele nos livrou dos nossos opressores, porque o seu amor é para sempre! (Sl 136,1-3.16-18.21-22.24)
1ª Leitura
Josué reuniu as tribos de Israel em Siquém. Convocou todos os anciãos de Israel, os chefes, juízes e oficiais. E todos se apresentaram diante de Deus. Então Josué falou a todo o povo: «Assim diz Javé, o Deus de Israel: Outrora, os seus antepassados, Taré, pai de Abraão e de Nacor, habitavam do outro lado do rio Eufrates e serviam a outros deuses. Eu, porém, tomei Abraão, antepassado de vocês, e o fiz sair do outro lado do Eufrates para percorrer toda a terra de Canaã. Multipliquei a descendência dele e lhe dei Isaac. Para Isaac, dei Jacó e Esaú. Para Esaú, dei como herança a serra de Seir, enquanto Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Então enviei Moisés e Aarão para castigar o Egito com os prodígios que realizei e fiz vocês saírem de lá. Tirei do Egito seus antepassados que chegaram até o mar. Os egípcios perseguiram os antepassados de vocês com carros e cavaleiros, até o mar Vermelho. Vocês clamaram a Javé, e ele colocou uma densa nuvem entre vocês e os egípcios; e fez o mar voltar-se contra eles, afogando-os. Vocês viram com seus próprios olhos o que eu fiz no Egito. Depois, vocês habitaram no deserto por muito tempo. Do deserto, eu fiz vocês entrarem na terra dos amorreus que habitavam na Transjordânia. Eles fizeram guerra contra vocês, mas eu os entreguei em suas mãos, e vocês tomaram posse da terra deles, depois que eu os destruí diante de vocês. Depois veio Balac, filho de Sefor, rei de Moab, e guerreou contra Israel. Ele mandou chamar Balaão, filho de Beor, para amaldiçoar vocês. Mas eu não quis ouvir Balaão: ele teve de abençoar vocês, e eu livrei vocês das mãos dele. A seguir, vocês atravessaram o rio Jordão para chegar a Jericó. Mas os chefes de Jericó guerrearam contra vocês. E todos eles, amorreus, ferezeus, cananeus, heteus, gergeseus, heveus e jebuseus, eu os entreguei em suas mãos. Mandei vespas na frente de vocês para expulsarem os dois reis amorreus. Isso não foi feito nem com a espada nem com o arco de vocês. Eu dei a vocês uma terra que não lhes custou nada, cidades que vocês não construíram e onde agora vivem, plantações de uvas e azeitonas que vocês não plantaram, e das quais vocês se alimentam.» (Js 24,1-13)
Evangelho do dia
Alguns fariseus se aproximaram de Jesus, e perguntaram, para o tentar: «É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?» Jesus respondeu: «Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E que ele disse: ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.» Os fariseus perguntaram: «Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio ao despedir a mulher?» Jesus respondeu: «Moisés permitiu o divórcio, porque vocês são duros de coração. Mas não foi assim desde o início. Eu, por isso, digo a vocês: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério.» Os discípulos disseram a Jesus: «Se a situação do homem com a mulher é assim, então é melhor não se casar.» Jesus respondeu: «Nem todos entendem isso, a não ser aqueles a quem é concedido. De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim; outros, ainda, se castraram por causa do Reino do Céu. Quem puder entender, entenda.» (Mt 19,3-12)
Vivendo a Palavra
Jesus estabelece o fundamento da união matrimonial. Vale repetir: «Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E que ele disse: ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. O que Deus uniu, o homem não deve separar.»
Oração Final
Pai Santo, protege as uniões estabelecidas em teu Nome. Que elas se guardem na pureza original e não sejam adulteradas com a mistura de sentimentos e relações estranhas ao ideal que as fundou: constituir uma família, lugar para vivermos em profundidade o mistério da Vida que nos concedes. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.