meu dia em oração
«O primeiro será o último, o que serve a todos.»
É oportuno lembrar que o apóstolo Tiago era a figura mais respeitada na Igreja nascente em Jerusalém. É com vista a esta autoridade que devemos ler e reler o texto de sua carta proposto hoje. São recomendações paternais para a Igreja de todos os tempos.
1ª Leitura
De onde surgem os conflitos e competições que existem entre vocês? Não vêm exatamente dos prazeres que guerreiam nos seus membros? Vocês cobiçam, e não possuem; então matam. Vocês têm inveja, e não conseguem nada; então lutam e fazem guerra. Vocês não recebem, porque não pedem; e vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastarem em seus prazeres. Idólatras! Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus. Ou vocês acham que é à toa que a Escritura diz: «Deus reclama com ciúme o espírito que ele fez habitar em nós»? Mas ele dá uma graça maior. É por isso que a Escritura diz: «Deus resiste aos soberbos, e aos humildes dá a sua graça.» Portanto, sejam submissos a Deus; resistam ao diabo, e este fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Pecadores, purifiquem as mãos! Indecisos, purifiquem o coração! Reconheçam a própria miséria, cubram-se de luto e chorem! Que o riso de vocês se transforme em luto, e a alegria em tristeza! Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os elevará. (Tg 4,1-10)
Salmo ou Hino
«Quem me dera ter asas de pomba para eu sair voando… Sim, eu fugiria para o deserto. Encontraria logo um refúgio contra o vento da calúnia e o furacão que devora; contra a torrente da língua deles». Vejo violência e discórdia na cidade: dia e noite elas rondam suas muralhas. Descarregue seu fardo no Senhor e Ele cuidará de você. Ele jamais permitirá que o justo venha a tropeçar. (Sl 55,7-11a.23)
Evangelho do dia
Partindo daí Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde Ele estava, porque estava ensinando seus discípulos. E dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens, e eles O matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias Ele ressuscitará.» Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus estava dizendo, e tinham medo de fazer perguntas. Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: «Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?» Os discípulos ficaram calados, pois no caminho tinham discutido sobre qual deles era o maior. Então Jesus se sentou, chamou os Doze e disse: «Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.» Depois Jesus pegou uma criança e colocou-a no meio deles. Abraçou a criança e disse: «Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a mim. E quem me receber, não estará recebendo a mim, mas àquele que me enviou.» (Mc 9,30-37)
Vivendo a Palavra
O mundo contemporâneo valoriza muito o saber, reconhecido com solenes títulos acadêmicos e louvores universitários. Até mesmo nos assuntos da fé… Nós dificilmente nos lembramos da advertência de Jesus para recebermos as crianças como se a Ele estivéssemos recebendo. E para acolhê-las bem, temos que nos tornar simples e alegres como elas são…
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a esquecer cargos e títulos para assumir a simplicidade e a ternura das crianças. Que não racionalizemos a fé, mas nos quedemos diante de Ti, Pai amado, com gratidão, confiança e alegria – próprias de filhos que se sabem muito amados pelo Pai. Pelo Cristo, teu Filho Unigênito, feito nosso Irmão em Jesus de Nazaré, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.