meu dia em oração
«O Pai está em mim e Eu no Pai.»
O Reino do Céu sofre oposição: Jeremias lamenta a perseguição que sofria por parte da sua gente. As autoridades pedem a Jesus que justifique com que autoridade anunciava a chegada da plenitude dos tempos. Também nós somos desafiados hoje a testemunharmos a nossa fé.
1ª Leitura
Eu escutava muita gente comentando: «Terror ao redor. Denunciem, vamos denunciá-lo». Todos os meus amigos esperam que eu tropece: «Quem sabe ele se deixe seduzir! Então o dominaremos e nos vingaremos dele». O Senhor, porém, está ao meu lado como valente guerreiro. Por isso, aqueles que me perseguem tropeçarão e não conseguirão vencer; eles ficarão profundamente envergonhados, porque não terão êxito, e a vergonha deles será eterna e inesquecível. Senhor dos exércitos, tu que examinas o justo e vês os rins e o coração, que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois foi a ti que eu confiei a minha causa. Cantem ao Senhor, louvem ao Senhor, pois ele livrou a vida do pobre das mãos dos malvados. (Jr 20,10-13)
Salmo ou Hino
Ele disse: Eu te amo, Senhor. Tu és a minha força! Senhor, meu rochedo, minha fortaleza, meu libertador; meu Deus, rocha minha, meu refúgio, meu escudo, força que me salva, meu baluarte! Louvado sejas! Eu invoquei ao Senhor e fui salvo dos meus inimigos! No meu aperto invoquei ao Senhor, ao meu Deus lancei o meu grito. Do seu templo Ele ouviu a minha voz. (Sl 18,2-7)
Evangelho do dia
As autoridades dos judeus pegaram pedras outra vez para apedrejar Jesus. Então Jesus disse: «Por ordem do meu Pai, tenho feito muitas coisas boas na presença de vocês. Por qual delas vocês me querem apedrejar?» As autoridades dos judeus responderam: «Não queremos te apedrejar por causa de boas obras, e sim por causa de uma blasfêmia: tu és apenas um homem, e te fazes passar por Deus.» Jesus disse: «Por acaso, não é na Lei de vocês que está escrito: ‘Eu disse: vocês são deuses’? Ninguém pode anular a Escritura. Ora, a Lei chama de deuses as pessoas para as quais a palavra de Deus foi dirigida. O Pai me consagrou e me enviou ao mundo. Por que vocês me acusam de blasfêmia, se eu digo que sou Filho de Deus? Se não faço as obras do meu Pai, vocês não precisam acreditar em mim. Mas se eu as faço, mesmo que vocês não queiram acreditar em mim, acreditem pelo menos em minhas obras. Assim vocês conhecerão, de uma vez por todas, que o Pai está presente em mim, e eu no Pai.» Eles tentaram outra vez prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus atravessou de novo o rio Jordão e foi para o lugar onde antes João ficava batizando. E aí ficou. Muitos foram ao seu encontro. E diziam: «João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito desse homem é verdade.» E aí muitos acreditaram em Jesus. (Jo 10,31-42)
Vivendo a Palavra
Jesus mostra às autoridades judias que a razão para crer na Boa Notícia que Ele traz são as obras que realiza pelo poder do Pai – os Sinais. Também nós, Igreja que caminha, devemos confirmar nossa pregação com os sinais de uma vida fraterna e da busca da libertação de todos os companheiros de jornada.
Oração Final
Pai Santo, faze de nós uma Igreja de testemunhas, mais do que de professores. Que os nossos companheiros de caminhada, antes de ouvirem nossa voz, descubram em nós a fraternidade na convivência e a generosidade na administração dos bens que entregaste ao nosso cuidado. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.