meu dia em oração
O Pai do Céu dará o Espírito Santo a quem O pedir
Diante dos desvios de comportamento, o apóstolo Paulo lembra – não só aos gálatas, mas também a nós! – que a Fé não é uma retribuição que merecemos pela observância da Lei, mas é Dom que nos é dado quando acolhemos a Mensagem de Jesus e vivemos a experiência do Espírito.
1ª Leitura
Gálatas insensatos! Quem foi que os enfeitiçou? Vocês que tiveram diante dos próprios olhos uma descrição clara de Jesus Cristo crucificado! Respondam-me somente uma coisa: foi por causa da observância da Lei que vocês receberam o Espírito, ou foi porque vocês ouviram a mensagem da Fé? Vocês são tão insensatos a ponto de ter começado com o Espírito e agora terminar na carne? Foi em vão que fizeram tantas experiências? Se é que foi em vão! Aquele que dá a vocês o Espírito e realiza milagres entre vocês, será que Ele o faz por causa da observância da Lei, ou é porque vocês ouviram a mensagem da Fé? (Gl 3,1-5)
Salmo ou Hino
Zacarias profetizou, dizendo: «Bendito seja o Senhor, que visitou o seu povo. Fez aparecer uma força de salvação na casa de Davi, seu servo, conforme tinha anunciado desde outrora pela boca de seus santos Profetas. É a salvação que nos livra de nossos inimigos e da mão dos que nos odeiam. Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua Santa Aliança, e o juramento que fez ao nosso pai Abraão. Para conceder-nos que, livres do medo e arrancados das mãos dos inimigos, nós O sirvamos com santidade e justiça em sua Presença, todos os nossos dias.» (Lc 1,69-75)
Evangelho do dia
Naquela hora, quando falava aos seus discípulos, Jesus lhes perguntou: «Se alguém de vocês tivesse um amigo, e fosse procurá-lo à meia-noite, dizendo: ‘Amigo, me empreste três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para oferecer a ele’. Será que lá de dentro o outro responderia: ‘Não me amole! Já tranquei a porta, meus filhos e eu já nos deitamos; não posso me levantar para lhe dar os pães?’ Eu declaro a vocês: mesmo que o outro não se levante para dar os pães porque é um amigo seu, vai levantar-se ao menos por causa da amolação, e dar tudo aquilo que o amigo necessita. Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois, todo aquele de que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um peixe, em lugar do peixe lhe dá uma cobra? Ou ainda: se pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do Céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem.» (Lc 11,5-13)
Vivendo a Palavra
Jesus nos ensina a observar a vida como ela é, aprendendo as lições do cotidiano. Hoje, Ele parte do comodismo de um amigo, tão natural em todos nós, para nos lembrar que podemos e devemos pedir, procurar e bater à porta do Pai Misericordioso, na certeza de que Ele não nos dará pedras, serpentes ou escorpiões, mas misericórdia e perdão.
Oração Final
Pai, que és a Fonte do Amor, inspira nossa oração! Que os minutos diários que dedicamos a Ti se tornem origem irradiadora de Luz, de Paz e de Sabedoria para todas as horas da vida. Que este nosso pedido não signifique mero capricho, imposição ou exigência, mas o reconhecimento de que tudo é dom de tua Graça, e seja a expressão de nossa gratidão por tua generosidade. Por Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.