meu dia em oração
O Pai ama vocês, porque vocês amaram e acreditaram
Paulo inicia a sua terceira viagem. O texto faz referência ao ardoroso Apolo que completou seu discipulado com Priscila e Áquila. Conhecedor profundo das Escrituras e vigoroso na fé, Apolo se tornou uma das colunas da Igreja nascente em Corinto. O Senhor ia semeando pelo caminho os seus mensageiros escolhidos.
1ª Leitura
Desembarcando em Cesareia, foi saudar a Igreja, e depois desceu para Antioquia, onde permaneceu por algum tempo. Em seguida partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, instruído nas Escrituras. Fora instruído no Caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. Ele começou, então, a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila o tomaram consigo e, com mais precisão, lhe expuseram o Caminho de Deus. Como ele estava querendo passar pela Acaia, os irmãos o apoiaram e escreveram aos discípulos que o acolhessem bem. Graças à iniciativa divina, a presença de Apolo foi muito útil aos fiéis. De fato, ele rebatia vigorosamente aos judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias. (At 18,23-28)
Salmo ou Hino
Povos todos, aclamem a Deus com alegria! Porque o Senhor Altíssimo é o grande rei sobre toda a terra. Escolheu para nós uma herança, o orgulho de Jacó, seu amado. Toquem para o nosso Deus! Deus é o Rei de toda a terra! Os príncipes dos povos se aliam com o povo do Deus de Abraão, porque os grandes da terra pertencem a Deus, e ele subiu ao lugar mais alto. Aleluia, aleluia, aleluia! (Sl 47,2-3.8-10)
Evangelho do dia
Jesus continuava conversando com seus discípulos: «Eu garanto a vocês: se vocês pedirem alguma coisa a meu Pai em meu Nome, Ele a concederá. Até agora vocês não pediram nada em meu Nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. Até agora falei para vocês através de comparações. Está chegando a hora em que não falarei mais através de comparações, mas falarei a vocês claramente a respeito do Pai. Nesse dia vocês pedirão em meu Nome e não será necessário que Eu os recomende ao Pai, pois o próprio Pai ama vocês, porque vocês Me amaram e acreditaram que Eu saí de junto de Deus. Eu saí de junto do Pai, vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai.» (Jo 16,23b-28)
Vivendo a Palavra
Nós, discípulos do Mestre da Galileia, somos encorajados a nos dirigir ao Pai, pedindo em Nome de Jesus. Abramos o coração ao Espírito Santo para que Ele nos inspire pedidos dignos de serem atendidos pelo Pai Misericordioso. Um bom roteiro a ser seguido é a oração que Jesus nos ensinou: o Pai Nosso.
Oração Final
Pai Santo, glorificado seja o teu Nome; venha o teu Reino; que a tua vontade se cumpra na terra com a mesma alegria com que ela é cumprida no céu. Dá-nos hoje o nosso pão; perdoa as nossas ofensas e nos ajuda a perdoar aos que nos ofendem; não nos deixes cair quando estamos em tentação e nos livra do mal – o único mal que conta –, que é nos separarmos de Ti. Nós Te pedimos em nome de Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.