meu dia em oração
O nome dele é João
O profeta Malaquias fala que antes do Dia do Senhor deve vir o precursor para preparar seus caminhos. Neste tempo de Advento, preparemos os corações para receber, no Natal que se aproxima, o Menino Jesus – o Messias esperado que o Pai nos envia.
1ª Leitura
Vejam! Estou mandando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente. De repente, vai chegar ao seu Templo o Senhor que vocês procuram, o mensageiro da Aliança que vocês desejam. Olhem! Ele vem! – diz Javé dos exércitos. Quem poderá suportar o dia de sua vinda? Quem poderá ficar em pé quando ele aparecer? Pois ele é como o fogo do fundidor, é como o sabão das lavadeiras. Ele vai sentar-se como aquele que refina a prata: vai refinar e purificar os filhos de Levi, como ouro e prata, para que possam apresentar ao Senhor uma oferta que seja de acordo com a justiça. Então, como nos tempos antigos, como nos anos passados, a oferta de Judá e Jerusalém será agradável. Vejam! Eu mandarei a vocês o profeta Elias, antes que venha o grandioso e terrível Dia do Senhor. Ele há de fazer que o coração dos pais voltem para os filhos e o coração dos filhos para os pais; e assim, quando eu vier, não condenarei o país à destruição. (Ml 3,1-4.23-24)
Salmo ou Hino
Mostra-me os teus caminhos, Senhor! Guia-me com tua verdade. Lembra-te de mim. O Senhor encaminha os pobres conforme o direito. As veredas dele são todas amor e verdade. O segredo do Senhor se revela para aqueles que o temem. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação está próxima.» (Sl 25,4-5b.8-10.14; Lc 21,28)
Evangelho do dia
Terminou para Isabel o tempo de gravidez, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não! Ele vai se chamar João.» Os outros disseram: «Você não tem nenhum parente com esse nome!» Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: «O nome dele é João.» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. E os que ouviam a notícia, ficavam pensando: «O que será que esse menino vai ser?» De fato, a mão do Senhor estava com ele. (Lc 1,57-66)
Vivendo a Palavra
No exercício de preparação para o Natal de Jesus, fazemos hoje uma parada para contemplar mais uma vez a figura de João Batista, o Precursor, lembrando os sinais que se apresentaram na ocasião de sua circuncisão. João é o modelo que a Igreja oferece para seguirmos Jesus como discípulos missionários do Reino do Pai.
Oração Final
Pai Santo, que quiseste mostrar teu Amor fazendo-te humano em Jesus de Nazaré, torna-nos novos precursores, como João Batista, para anunciarmos que o Reino de Amor já está presente neste mundo – em nós e entre nós! – desde a vinda do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.