meu dia em oração
O Mestre deseja incluir todos no seu cuidado
O Apóstolo faz sua bonita confissão: ele, um filho de Israel legítimo, zeloso da Lei até o ponto de perseguir os que ele considerava seus transgressores, descobre o Cristo e entra em processo de conversão, tornando-se um robusto pilar de sustentação da Igreja.
1ª Leitura
Os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto movidos pelo Espírito de Deus. Nós colocamos a nossa glória em Jesus Cristo e não confiamos na carne. Aliás, eu até poderia confiar na carne. Se alguém acha que pode confiar na carne, eu o posso mais ainda: fui circuncidado no oitavo dia, sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à lei judaica, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que se alcança pela observância da Lei, sem reprovação. Por causa de Cristo, porém, tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda. E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. (Fl 3,3-8a)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor ao som de instrumentos! Gloriem-se do seu nome santo, alegre-se o coração dos que O buscam! Procurem sua força, busquem sempre a sua face. Recordem as maravilhas que Ele fez, os prodígios e as sentenças de sua boca. Descendência de Abraão, seu servo, filhos de Jacó, seu escolhido! O nosso Deus e Senhor governa a terra inteira. (Sl 105.2-7)
Evangelho do dia
Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para O escutar. Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: «Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!» Então Jesus contou-lhes esta parábola: «Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida’. E Eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. Se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, será que não acende uma lâmpada, varre a casa, e procura cuidadosamente, até encontrar a moeda? Quando a encontra, reúne amigas e vizinhas, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a moeda que tinha perdido’. Eu lhes declaro: os anjos de Deus sentem a mesma alegria por um só pecador que se converte.» (Lc 15,1-10)
Vivendo a Palavra
Logo em seguida a uma situação supostamente masculina – o pastor –, Jesus conta uma parábola com protagonista feminina – a dona da casa. O Mestre deseja incluir todos no seu cuidado, no seu desejo de libertação. Assim é o paradigma que nós queremos seguir pelos caminhos deste mundo que, infelizmente, discrimina tanto…
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos essa tua contabilidade diferente, sem débitos, nem créditos ou saldos, mas toda ela feita de Amor e gratuidade. E nos dá, amado Pai, força e coragem para empregá-la em nossas relações com os companheiros que nos deste para a viagem da vida. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.