meu dia em oração
O Martírio de João Batista
O texto de Jeremias pode ser ouvido como o Profeta falando a João Batista: o Senhor o anima para que assuma corajosamente a missão profética e a desempenhe na certeza de que não será vencido pelo mal do mundo. Mas podemos, também, lê-lo como dirigido a cada um de nós…
1ª Leitura
Quanto a você, arregace as mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo; senão eu é que farei você ter medo deles. Eu hoje faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze contra o país inteiro: contra os reis de Judá e seus chefes, contra os sacerdotes e contra os proprietários de terras. Eles farão guerra contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você para protegê-lo» – oráculo do Senhor. (Jr 1,17-19)
Salmo ou Hino
Senhor, eu me abrigo em Ti: que eu nunca fique envergonhado! Liberta-me! Sejas a minha rocha de refúgio! Meu Deus, liberta-me da mão do injusto, do punho do violento; pois tu és a minha esperança e a minha confiança, desde a minha juventude. Já no ventre materno eu me apoiava em Ti. Eu sempre confiei em Ti. Minha boca vai contar a tua justiça.. (Sl 71,1-6.15.17)
Evangelho do dia
De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, com quem tinha casado, apesar de ser ela a mulher do seu irmão Filipe. João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com a mulher do seu irmão.» Por isso, Herodíades ficou com raiva de João e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes. E ele fez um banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: «Peça o que quiser e eu darei a você.» E jurou: «Juro que darei qualquer coisa que você me pedir, mesmo que seja a metade do meu reino.» A moça saiu e perguntou à mãe: «O que vou pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista.» A moça correu para a sala e pediu ao rei: «Quero que me dê agora, num prato, a cabeça de João Batista.» O rei ficou muito triste. Mas não pôde recusar, pois tinha feito o juramento na frente dos convidados. Imediatamente o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, foi à prisão e cortou a cabeça de João. Depois levou a cabeça num prato, deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ao saber disso, os discípulos de João foram, levaram o cadáver e o sepultaram. (Mc 6,17-29)
Vivendo a Palavra
O confronto entre Herodes e João Batista – entre o reino dos homens e o Reino de Deus – continua pelos séculos afora, até hoje. É preciso que tenhamos a consciência clara de que ninguém pode ser mero espectador, mas todos nós, mesmo em silêncio, participamos do confronto. Em que lado nos alinhamos?
Oração Final
Pai Santo, que deste a João Batista força bastante para fazê-lo temido pelos poderosos do seu tempo, arma a tua Igreja com os mesmos poderes – fé, verdade, coragem, transparência e generosidade –, para que sejamos no mundo um sinal do teu Reino de Amor já presente em nós. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.