meu dia em oração
O maior de vocês deve ser aquele que serve
A Escritura prossegue a genealogia de Jesus. Mil e cem anos antes dele, a história de Rute ressalta a fidelidade de uma estrangeira e sua acolhida na comunidade judaica por Booz, que se tornará seu marido. Duas gerações depois, dela nascerá o Rei Davi.
Salmo ou Hino
Feliz quem teme ao Senhor e anda em seus caminhos! Você comerá do trabalho de suas mãos, tranquilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa. Que o Senhor abençoe você, e você veja a prosperidade todos os dias de sua vida. (Sl 128,1-5)
1ª Leitura
Noemi tinha um parente, por parte do marido. Era uma pessoa importante do clã de Elimelec, e se chamava Booz. Rute, a moabita, disse a Noemi: «Deixe-me ir ao campo onde estão colhendo cevada. Se alguém me deixar, irei atrás dele catando umas espigas». Noemi concordou: «Pode ir, minha filha». E Rute foi ao campo catar o restolho das espigas, atrás dos cortadores. E por acaso foi parar num dos campos de Booz, do clã de Elimelec. Então Booz disse a Rute: «Escute, minha filha. Não vá catar espigas em outro campo. Não se afaste daqui. Fique com minhas empregadas. Observe o terreno que os homens estão ceifando e vá atrás deles. Ordenei aos meus empregados que não incomodem você. Quando estiver com sede, pode ir até as bilhas e beber a água que os empregados tiverem trazido». Então Rute se prostrou com o rosto no chão e perguntou a Booz: «Por que o senhor está sendo tão bom comigo? Por que está dando tanta atenção para mim? Eu sou uma estrangeira!» Booz respondeu: «Fiquei sabendo de tudo o que você fez por sua sogra, depois que você perdeu o marido. Você deixou pai e mãe, abandonou sua terra natal e veio viver no meio de um povo que você não conhecia. Rute disse: «Que eu mereça o favor que o senhor está fazendo por mim. O senhor me tranquilizou e me falou ao coração, embora eu não seja nem mesmo sua empregada». Na hora de comer, Booz chamou Rute: «Venha cá. Coma do nosso pão e molhe o pão no caldo». Rute se sentou ao lado dos cortadores, e Booz ofereceu para ela espigas assadas. Ainda sobrou depois que Rute comeu e ficou satisfeita. Quando Rute se levantou para continuar a cata de restolhos, Booz ordenou aos empregados: «Deixem essa moça catar espigas também entre os feixes, e não a incomodem. Deixem também cair algumas espigas dos feixes e não fiquem bravos quando ela as recolher». E Rute catou espigas no campo até a tarde. Depois bateu as espigas que tinha recolhido. Deu quase quarenta e cinco quilos. (Rt 2,1-3.8-11;4,13-17)
Evangelho do dia
Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.» (Mt 23,1-12)
Vivendo a Palavra
Inseridos em uma sociedade de brilhos e luzes coloridas, muitas vezes somos tentados a viver uma religião também de brilhos e luzes coloridas. Mas nosso Mestre nos adverte para a discrição, a humildade, o cuidado silencioso com os irmãos, a íntima alegria de nos sabermos filhos que somos muito amados pelo Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, que o nosso distintivo de Cristãos não seja o cumprimento exterior de regras ou o orgulho de sermos vistos – e, quem sabe, invejados – pelos irmãos, mas a alegria sincera que nos vem da certeza de encontrar e seguir o Caminho, a Verdade e a Vida de Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.