meu dia em oração
Somos todos feitos à imagem e semelhança de Deus
A misericórdia do Pai se derrama sobre Noé e sua família. Findo o dilúvio, que exterminou todos os seres vivos que estavam abrigados na arca, o Senhor promete fertilidade aos sobreviventes, e que não mais mandaria outros dilúvios. O arco-íris lembraria pelos tempos afora essa promessa de vida e esperança.
1ª Leitura
Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo: «Sejam fecundos, multipliquem-se e encham a terra. Todos os animais da terra temerão e respeitarão vocês: as aves do céu, os répteis do solo e os peixes do mar estão no poder de vocês. Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. E a vocês Eu entrego tudo, como já lhes havia entregue os vegetais. Mas não comam carne com sangue, que é a vida dela. Vou pedir contas do sangue, que é a vida de vocês; vou pedir contas a qualquer animal; e ao homem vou pedir contas da vida do seu irmão. Quem derrama o sangue do homem, terá o seu próprio sangue derramado por outro homem. Porque o homem foi feito à imagem de Deus. Quanto a vocês, sejam fecundos e se multipliquem, povoem e dominem a terra». Deus disse a Noé e a seus filhos: «Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes, e com todos os animais que os acompanham: aves, animais domésticos e feras, com todos os que saíram da arca e agora vivem sobre a terra. Estabeleço minha aliança com vocês: de tudo o que existe, nada será destruído pelas águas do dilúvio, e nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra». Deus disse: «Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vocês e todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha aliança com a terra». (Gn 9,1-13)
Salmo ou Hino
As nações temerão o teu nome e os reis da terra, a tua glória. Quando o Senhor reconstruir Sião e aparecer com a sua glória, fique escrito isto para a geração futura, e um povo recriado louvará a Deus: o Senhor Se inclinou do seu alto santuário e do céu contemplou a terra, para ouvir o gemido dos prisioneiros e libertar os condenados à morte; para proclamar em Sião o nome do Senhor e em Jerusalém o seu louvor. Os filhos de teus servos viverão seguros, e a descendência deles se manterá na tua presença. (Sl 102,16-23.29)
Evangelho do dia
Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, Ele perguntou a seus discípulos: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Eles responderam: «Alguns dizem que Tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.» Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que Eu sou?» Pedro respondeu: «Tu és o Messias.» Então Jesus proibiu severamente que eles falassem a alguém a respeito dele. E, em seguida, Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar depois de três dias.» E Jesus dizia isso abertamente. Então Pedro levou Jesus para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: «Fique longe de mim, satanás! Você não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens.» (Mc 8,27-33)
Vivendo a Palavra
Pedro não imaginava que a reação do mundo à chegada do Reino do Céu pudesse ser violenta. Por isso reagiu quando Jesus anunciou a sua própria morte precedida de rejeição e sofrimento. Mas o exemplo do Mestre lhe ensinou e, mais tarde, ele mesmo sentiu na carne a perseguição e a morte. O Evangelho nos leva, como Igreja de Jesus, a refletir sobre as dificuldades que enfrentamos para anunciar o Reino de Deus, que já está em nós!
Oração Final
Pai Santo, nós Te pedimos que o exemplo de Pedro nos dê força e coragem para proclamar que Jesus Nazareno é o Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão. E mais, amado Pai, que o heroísmo da morte de Jesus, mais tarde seguido por Pedro, nos incentive a segui-los, ainda que perseguidos ou ameaçados. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.