meu dia em oração
O grande profeta
O Livro do Eclesiástico elogia os antepassados ilustres do povo hebreu, preparando para a chegada do Messias prometido. Uma reflexão própria para o Advento, tempo de espera. Aparece hoje a figura de Elias, o grande profeta da palavra de fogo.
1ª Leitura
Então surgiu o profeta Elias como um fogo, e a sua palavra queimava como tocha. Fez vir contra eles a fome e, por causa de seu zelo, os reduziu a pequeno número. Por ordem do Senhor, ele fechou o céu e, por três vezes, fez descer o fogo. Elias, como você se tornou famoso com seus prodígios! Quem pode orgulhar-se de ser igual a você? Você foi arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos de fogo. Nas ameaças para os tempos futuros, você foi designado para apaziguar a ira antes do furor, a fim de reconduzir o coração dos pais até os filhos e restabelecer as tribos de Jacó. Felizes aqueles que viram você e os que adormeceram no amor, porque nós também possuiremos a vida. (Eclo 48,1-4.9-11)
Salmo ou Hino
Pastor de Israel dá ouvidos, Tu que diriges a José! Desperta o teu poder e vem socorrer-nos. Faze brilhar a tua face, e seremos salvos! Olha do céu e vê! Vem visitar tua vinha, a muda que a tua direita plantou, e que tornaste vigorosa. Que tua mão proteja o teu escolhido. Nunca mais nos afastaremos de Ti. Faze-nos viver, para invocarmos o teu nome. (Sl 80,2-4.15-16.18-19)
Evangelho do dia
Os discípulos de Jesus lhe perguntaram: «O que querem dizer os doutores da Lei, quando falam que Elias deve vir antes?» Jesus respondeu: «Elias vem para colocar tudo em ordem. Mas eu digo a vocês: Elias já veio, e eles não o reconheceram. Fizeram com ele tudo o que quiseram. E o Filho do Homem será maltratado por eles do mesmo modo.» Então os discípulos compreenderam que Jesus falava de João Batista. (Mt 17,10-13)
Vivendo a Palavra
Elias, no passado remoto, e João Batista, mais recente, são apenas sinais que apontam para o Messias prometido, e preparam os seus caminhos. E o próprio Jesus de Nazaré, o Cristo esperado, é, para nós, Sacramento vivo do Pai Misericordioso, arauto do Reino do Céu que já chegou a nós e está no nosso meio – embora ainda não em plenitude.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a ler e compreender os sinais dos tempos que vivemos. Que através deles nós sintamos a tua Presença Paternal na nossa história, o teu cuidado próprio da Mãe que vela por seus filhos queridos. Nós te pedimos, amado Pai, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.