meu dia em oração
O Filho de Deus veio para servir e dar a vida em favor da humanidade
A história se repete: o povo abandona o Senhor e segue a ídolos estranhos; o Profeta cobra dele a fidelidade a Deus, e os poderosos tramam matá-lo. Jeremias, então, lamenta a perseguição dos inimigos. Acontecia ontem e acontece hoje com os verdadeiros profetas.
1ª Leitura
Tira-me da rede que armaram para mim. Em tuas mãos entrego o meu espírito. Resgata-me, Senhor Deus! Ouço o cochicho de muitos, e o pavor me envolve! Eles conspiram contra mim, e tramam tirar-me a vida. Quanto a mim, Senhor, eu confio em Ti: «Tu és o meu Deus!» Em tuas mãos está o meu destino: liberta-me dos inimigos que me perseguem! (Sl 31,5-6.14-16)
Salmo ou Hino
Os poderosos disseram: «Vamos tramar um plano contra Jeremias, pois o sacerdote não ficará sem a instrução, nem o sábio sem o conselho, nem o profeta sem a palavra. Vamos ferir Jeremias com a nossa língua, e não vamos fazer caso de suas palavras». Escuta-me Tu, Senhor, e ouve o que dizem os meus adversários. Será que o bem deve ser pago com o mal? Pois eles cavaram um buraco para me pegar. Lembra-Te de como eu me coloquei na tua Presença, para interceder por eles, para desviar deles a tua ira. (Jr 18,18-20)
Evangelho do dia
Enquanto subia para Jerusalém, Jesus tomou consigo os doze discípulos em particular e, durante a caminhada, disse para eles: «Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles O condenarão à morte, e O entregarão aos pagãos para zombarem dele, flagelá-Lo e crucificá-Lo. E no terceiro dia Ele ressuscitará.» A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos, e ajoelhou-se para pedir alguma coisa. Jesus perguntou: «O que você quer?» Ela respondeu: «Promete que meus dois filhos se sentem, um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.» Jesus, então, disse: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso, vocês podem beber o cálice que eu vou beber?» Eles responderam: «Podemos.» Então Jesus disse: «Vocês vão beber do meu cálice. Mas não depende de Mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É meu Pai quem dará esses lugares àqueles para os quais Ele mesmo preparou.» Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram com raiva dos dois irmãos. Mas Jesus chamou-os, e disse: «Vocês sabem: os governadores das nações têm poder e os grandes têm autoridade sobre elas. Entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir, e para dar a sua Vida como resgate em favor de muitos.» (Mt 20,17-28)
Vivendo a Palavra
Acompanhamos Jesus naquela que seria a sua última subida para Jerusalém. É tempo para ouvir as derradeiras lições do Mestre. Ele fala daquilo que Ele sempre foi e sempre fez: servir; aceitar com humilde a perseguição, sem trair a Verdade; entregar a Vida por Amor aos irmãos. Esta é a nossa diretriz de discípulos missionários.
Oração Final
Pai Santo, que o jejum, a esmola e a oração a que nos propomos nesta quaresma (e em toda nossa vida…) não sejam apenas ritos externos, mas esforço profundo para dominar nossas paixões, vivendo em harmonia com nós mesmos, com os irmãos, com a natureza e contigo, amado Pai. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.