meu dia em oração
O Filho do Homem veio para servir
Pedro diz aos discípulos da Igreja original que eles nasceram de novo de uma semente imortal, a Palavra Viva de Deus feita carne em Jesus de Nazaré, ressuscitado dos mortos e elevado à glória do Céu. Eram lembranças úteis em épocas de perseguição, como aquela em que eles viviam.
1ª Leitura
Pois vocês sabem que não foi com coisas perecíveis, isto é, com prata nem ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Vocês foram resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como o de um cordeiro sem defeito e sem mancha. Ele era conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado no fim dos tempos por causa de vocês. Por meio dele é que vocês acreditam em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus. Pela obediência à verdade vocês se purificaram, a fim de praticar um amor fraterno sem hipocrisia. Com ardor e de coração sincero amem-se uns aos outros. Vocês nasceram de novo, não de uma semente mortal, mas imortal, por meio da palavra de Deus, que é viva e que permanece. De fato, toda carne é como erva e toda a sua glória é como flor da erva: a erva seca e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E essa é a palavra que foi anunciada a vocês. (1Pe 1,18-25)
Salmo ou Hino
Glorifique ao Senhor, Jerusalém, louve, ó Sião. Ele reforçou as trancas de suas portas, abençoou os filhos de você em seu seio. Colocou paz em suas fronteiras, saciou você com a flor do trigo. Ele envia ordens à terra, e sua palavra corre velozmente. Ele anuncia sua palavra a Jacó, seus estatutos a Israel. Com nação nenhuma agiu desse modo. Aleluia! (Sl 147B,12-15.19-20)
Evangelho do dia
Jesus e os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: «Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.» Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir.» Jesus perguntou: «O que vocês querem que eu lhes conceda?» Eles responderam: «Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda.» Jesus então lhes disse: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?» Eles responderam: «Podemos.» Jesus então lhes disse: «Vocês vão beber o cálice que eu vou beber, e vão ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É Deus quem dará esses lugares àqueles, para os quais ele preparou.» Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João. Jesus chamou-os e disse: «Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas. Mas, entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês, e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos.» (Mc 10,32-45)
Vivendo a Palavra
O Evangelho visa à nossa conversão – à mudança de nosso olhar: de um deus poderoso, senhor dos exércitos do Primeiro Testamento, para o Deus-Pai-Misericordioso, que nos enviou seu Filho, feito carne em Jesus de Nazaré. Humilde de coração, o Cristo veio para servir e dar a sua vida em favor de todos. Este é o nosso Deus! O modelo a ser adotado e seguido com amor!
Oração Final
Pai Santo, dá-nos generosidade, força e coragem para nos colocarmos no serviço gratuito aos irmãos, sem discriminações ou preferências, vivendo a fraternidade e a misericórdia, em seguimento ao Cristo – teu Filho Unigênito que se fez carne em Jesus de Nazaré, nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.