meu dia em oração
O Filho do Homem vai ser glorificado!
Eis que chegarão os dias – oráculo do Senhor – em que eu farei uma aliança nova com Israel. Ninguém mais precisará ensinar seu irmão: «Procure conhecer o Senhor». Porque todos me conhecerão. Pois eu perdoo suas culpas e esqueço seus erros. (Jr 31,31-34)
1ª Leitura
Durante a sua vida na terra, Cristo fez orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, ao Deus que o podia salvar da morte. E Deus o escutou, porque ele foi submisso. Embora sendo Filho de Deus, aprendeu a ser obediente através de seus sofrimentos. E, depois de perfeito, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos aqueles que lhe obedecem. (Hb 5,7-9)
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus! Por tua compaixão, apaga a minha culpa! Lava-me da injustiça e purifica-me do pecado! Cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Não me rejeites, não retires de mim teu santo espírito. Devolve-me o júbilo da tua salvação, e que um espírito generoso me sustente. Vou ensinar teus caminhos. (Sl 51,3-4.12-15)
Evangelho do dia
Entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus, havia alguns gregos. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: «Senhor, queremos ver Jesus.» Filipe falou com André; e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu para eles, dizendo: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna. Se alguém quer servir a mim, que me siga. E onde eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai o honrará. Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, manifesta a glória do teu nome!» Então veio uma voz do céu: «Eu manifestei a glória do meu nome, e vou manifestá-la de novo.» A multidão que aí estava ouviu a voz, e dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: «Foi um anjo que falou com ele.» Jesus disse: «Essa voz não falou por causa de mim, mas por causa de vocês. Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim.» Jesus assim falava para indicar como iria morrer. (Jo 12,20-33)
Vivendo a Palavra
Jesus mostra seu lado humano, temendo as dores que, como Ele bem sabia, já estavam se aproximando. Mas mostra, também, sua porção divina, aceitando a missão e reconhecendo que “foi precisamente para esta hora que eu vim”. Seguir o Mestre não significa sublimar as tensões próprias do ser humano, mas mantê-las sob o comando do Espírito que já mora em nós.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a sonhada ousadia de seguirmos o caminho da Cruz. Ensina-nos, Pai amado, a nos deixarmos ser lançados como sementes e aceitarmos morrer, na esperança/certeza de ser este o caminho exclusivo e necessário para a ressurreição. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.