meu dia em oração
«O Filho do Homem vai encontrar Fé sobre a terra?»
Os amalecitas foram e atacaram Israel em Rafidim. Moisés disse a Josué: «Escolha um certo número de homens e saia amanhã para combater os amalecitas. Eu ficarei no alto da colina com a vara de Deus na mão». Josué fez o que Moisés havia dito, e saiu para combater os amalecitas. Entretanto, Moisés, Aarão e Hur subiram ao topo da colina. Enquanto Moisés ficava com as mãos levantadas, Israel vencia; quando ele abaixava as mãos, Amalec vencia. Ora, as mãos de Moisés já estavam pesadas; então eles pegaram uma pedra e a colocaram aí, para que Moisés se assentasse. Enquanto isso, Aarão e Hur sustentavam os braços de Moisés, um de cada lado. Desse modo, as mãos de Moisés ficaram firmes até o pôr-do-sol. Josué derrotou Amalec e sua tropa ao fio da espada. (Ex 17,8-13)
1ª Leitura
Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo; você sabe de quem o aprendeu. Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra. Rogo a você diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de vir para julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e por seu Reino: proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina. (2Tm 3.14-4,2)
Salmo ou Hino
Ergo os olhos para os montes: de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor. Ele não deixará que o seu pé tropece! Sim, não dorme o Guarda de Israel. O Senhor guarda você sob a sua sombra. De dia o sol não ferirá você, nem a lua, de noite. O Senhor guarda você de todo o mal, Ele guarda a sua vida. O Senhor guarda suas entradas e saídas, desde agora e para sempre. (Sl 121.1-8)
Evangelho do dia
Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, sem nunca desistir. Ele dizia: «Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que ia à procura do juiz, pedindo: ‘Faça-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum; mas essa viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não fique me incomodando’.» E o Senhor acrescentou: «Escutem o que está dizendo esse juiz injusto. E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por Ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa. Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra?» (Lc 18,1-8)
Vivendo a Palavra
Muito mais do que fazia aquela viúva, que apelava para o juiz injusto, Jesus nos ensina a entregar nas mãos misericordiosas do Pai do Céu a nossa vida, os nossos sonhos e a nossa disposição para viver fraternalmente na Comunhão dos Santos – a sua Igreja –, sendo nela sinal do Reino de Amor.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem e força para trabalhar pela Justiça e para o bem dos nossos irmãos; mas dá-nos também, amado Pai, humildade e gratidão para jamais reivindicar méritos pessoais, e reconhecer que tudo que temos e somos é dom do teu Amor infinito. Pelo Cristo, Teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.