meu dia em oração
O Filho do Homem será entregue na mão dos homens
Como nos dois dias anteriores, também a primeira leitura, de Zacarias, diz respeito à perspectiva criada pela volta dos exilados da Babilônia e a reconstrução do Templo de Jerusalém por Zorobabel e Josué. São promessas de dias gloriosos para Israel.
Salmo ou Hino
Nações, escutem a palavra do Senhor. «Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo e vai guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho». Porque o Senhor resgatou Jacó e o redimiu das mãos de um outro mais forte. Eles virão festejar na altura de Sião, afluirão para os bens do Senhor. Então a jovem dançará com alegria e os velhos junto com os jovens. (Jr 31,10-13)
1ª Leitura
Levantei os olhos e vi um homem com o cordel de medir. Perguntei: «Aonde você vai?» Ele respondeu: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e comprimento». Então o anjo que falava comigo deu um passo à frente, e outro anjo veio ao encontro dele. E aquele disse a este: «Corra, vá dizer àquele moço que Jerusalém deve ficar sem muros, por causa da multidão de homens e animais que ela deverá acolher. Mas eu serei para ela – oráculo de Javé – muralha de fogo ao seu redor e, no meio dela, eu serei a sua glória». Festeje e fique alegre, filha de Sião, pois eu estou vindo para morar com você – oráculo de Javé. Nesse dia, numerosas nações vão aderir a Javé e passarão a ser o meu povo.» (Zc 2,5-9.14-15a)
Evangelho do dia
O povo estava admirado com tudo o que Jesus fazia. Então Jesus disse aos discípulos: «Prestem atenção ao que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens.» Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. Isso estava escondido a eles, para que não entendessem. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. (Lc 9,43b-45)
Vivendo a Palavra
Os discípulos não compreenderam e nem nós compreendemos, ainda hoje: assim como o Filho do Homem foi entregue e padeceu nas mãos das autoridades, também os filhos dos homens, os pobres, os deserdados das sociedades de todos os tempos, continuam sendo entregues e sofrendo nas mãos dos poderosos.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de que a tua Paternidade Universal nos faz irmãos da humanidade. Ensina-nos, Pai Amado, a sermos fraternos com todos, mas especialmente cuidadosos com os mais frágeis, os pobres, os discriminados e injustiçados. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.