meu dia em oração
«O Filho do Homem é senhor do sábado.»
A origem dos cristãos de Colossos – muitos vinham do paganismo – justifica o estilo didático da carta. É central a ideia de que a Salvação veio por Jesus Cristo e não pelos ritos antigos. Jesus justifica a nossa esperança e só a Ele devemos fidelidade.
Salmo ou Hino
Salva-me, ó Deus, por teu nome! Faze justiça para mim! Ouve a minha prece, dá ouvido às palavras da minha boca! Deus é o meu socorro, o Senhor é quem sustenta a minha vida. Caia o mal sobre aqueles que me espreitam! Aniquila-os, Senhor, por tua fidelidade! Eu te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei ao teu nome, porque ele é bom. (Sl 54,3-4.6-8)
1ª Leitura
Antigamente vocês eram estrangeiros e inimigos de Deus, por causa das obras más que pensavam e praticavam. Agora, porém, com a morte que Cristo sofreu em seu corpo mortal, Deus reconciliou vocês, para torná-los santos, sem mancha e sem reprovação diante dele. Isso tudo, sob a condição de que vocês permaneçam alicerçados e firmes na fé, sem se deixarem afastar da esperança no Evangelho que vocês ouviram, e que foi anunciado a toda criatura que vive debaixo do céu. Eu, Paulo, me tornei ministro desse Evangelho. (Cl 1,21-23)
Evangelho do dia
Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: «Por que vocês estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?» Jesus respondeu: «Então vocês não leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou e comeu dos pães oferecidos a Deus, e ainda os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.» E Jesus acrescentou: «O Filho do Homem é senhor do sábado.» (Lc 6,1-5)
Vivendo a Palavra
Cena edificante: Jesus, no sábado, andando alegremente pelos campos com os discípulos. Em paz e harmonia. Mergulhados no Amor do Pai e não coagidos ou preocupados com os mandamentos dos homens. Modelo de comunidade que devemos seguir para sermos, cada vez mais, discípulos missionários do Mestre da Galileia.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para vivermos a experiência do Amor – acolhendo, desde agora, o vento bom que vem do futuro, quando, ao final de nossa jornada na terra, seremos acolhidos pelo teu abraço Paternal. Nós te pedimos, Pai Amado, por Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.