meu dia em oração
O Filho do Homem é senhor do sábado
Aproximando-se o dia da partida do Egito, Moisés institui o rito da ceia que antecederia a ‘passagem’ pelo mar para a liberdade da Terra Prometida. Essa ceia foi celebrada por Jesus e a Igreja a perpetua em cada Eucaristia de que participamos.
Salmo ou Hino
Como retribuirei ao Senhor todo o bem que ele me fez? Erguerei o cálice da salvação, invocando o seu nome. É valiosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Eu sou teu servo, Senhor. Tu rompeste os meus grilhões. Vou oferecer-te um sacrifício de louvor, invocando o nome do Senhor. Cumprirei meus votos ao Senhor na presença do seu povo! (Sl 116B,12-13.15-18)
1ª Leitura
Moisés e Aarão fizeram prodígios diante do Faraó. Javé, porém, endureceu o coração do Faraó. E este não deixou que os filhos de Israel partissem do seu país. Javé disse a Moisés e Aarão na terra do Egito: «Este mês será para vocês o principal, o primeiro mês do ano. Falem assim a toda a assembleia de Israel: No dia dez deste mês, cada família tome um animal, um animal para cada casa. Se a família for pequena para um animal, então ela se juntará com o vizinho mais próximo de sua casa. O animal será escolhido conforme o número de pessoas e conforme cada uma puder comer. O animal deve ser macho, sem defeito, e de um ano. Vocês o escolherão entre os cordeiros ou entre os cabritos, e o guardarão até o dia catorze deste mês, quando toda a assembleia de Israel o imolará ao entardecer. Pegarão o sangue e o passarão sobre os dois batentes e sobre a travessa da porta, nas casas onde comerem o animal. Nessa noite, comerão a carne assada no fogo e acompanhada de pão sem fermento com ervas amargas. Vocês não comerão a carne crua nem cozida na água, mas assada no fogo: inteiro, com cabeça, pernas e vísceras. Não deixarão restos para o dia seguinte; se sobrar alguma coisa, devem queimá-la no fogo. Vocês devem comê-lo assim: com cintos na cintura, sandálias nos pés e cajado na mão; vocês o comerão às pressas, porque é a páscoa de Javé. Nessa noite, eu passarei pela terra do Egito, matarei todos os primogênitos egípcios, desde os homens até os animais. E farei justiça contra todos os deuses do Egito. Eu sou Javé. O sangue nas casas será um sinal de que vocês estão dentro delas: ao ver o sangue, eu passarei adiante. E o flagelo destruidor não atingirá vocês, quando eu ferir o Egito. Esse dia será para vocês um memorial, pois nele celebrarão uma festa de Javé. Vocês o celebrarão como um rito permanente, de geração em geração. (Ex 11,10-12.14)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus passou por uns campos de trigo, num dia de sábado. Seus discípulos ficaram com fome, e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram: «Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!» Jesus perguntou aos fariseus: «Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Como ele entrou na casa de Deus, e eles comeram os pães oferecidos a Deus? Ora, nem para Davi, nem para os que estavam com ele, era permitido comer os pães reservados apenas aos sacerdotes. Ou vocês não leram também, na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado, sem cometer falta? Pois eu digo a vocês: aqui está quem é maior do que o Templo. Se vocês tivessem compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, vocês não teriam condenado estes homens que não estão em falta. Portanto, o Filho do Homem é senhor do sábado.» (Mt 12,1-8)
Vivendo a Palavra
Jesus, com autoridade, reordena os valores. A Lei era colocada pelos fariseus acima do homem, e agora voltava a cumprir o seu papel – possibilitar a vida plena para todos. Não seria mais aquele fardo pesado imposto aos pequenos, e não aos poderosos. Que compreendamos isto e tenhamos a coragem de assim vivermos, como Igreja de Cristo!
Oração Final
Pai Santo, faze-nos uma Igreja fraterna e solidária. Dá-nos generosidade e desapego para partilhar, especialmente com os mais pobres e sofredores, os dons que nos emprestas para desenvolver e distribuir, aliviando o peso do fardo dos irmãos. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.