meu dia em oração
Deus nos fala a partir da realidade da vida
Paulo alerta à Comunidade de Corinto (e à Igreja de todos os tempos!) sobre como deve ser feita a leitura da Lei. É preciso ir muito além da letra – buscar o seu Espírito. A letra é fixa, sempre a mesma. O Espírito se renova a cada momento: Deus nos fala a partir da realidade da vida. É preciso ouvi-lo, compreendê-lo e vivê-lo!
1ª Leitura
Essa é a convicção que temos diante de Deus, graças a Cristo. Não nos atreveríamos a pensar que essa obra é devida a algum mérito nosso; pelo contrário, é de Deus que vem a nossa capacidade. Foi Ele que nos tornou capazes de ser ministros de uma Aliança Nova, não aliança de letra, mas do Espírito; pois a letra mata e o Espírito é que dá a vida. O ministério da morte, gravado com letras sobre a pedra, ficou tão marcado pela glória, que os israelitas não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa do fulgor que nele havia – fulgor, aliás, passageiro. Quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito! Na verdade, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso será o ministério da Justiça. Mesmo a glória que aí se verificou, já não pode ser considerada glória, em comparação com a glória atual, que lhe é muito superior. De fato, se foi marcado pela glória o que é passageiro, com maior razão há de ser glorioso o que é permanente. (2Cor 3,4-11)
Salmo ou Hino
Exaltem ao Senhor nosso Deus: «Ele é Santo!» Moisés, Aarão, Samuel e os que invocam o nome do Senhor, clamavam e o Senhor respondia. Deus lhes falava da coluna de nuvem, e guardavam os testemunhos dele e a Lei que lhes dera. Ó Senhor, nosso Deus, Tu lhes respondias, eras para eles um Deus de perdão. Exaltem ao Senhor nosso Deus, e se prostrem perante o seu Monte Santo: «O Senhor nosso Deus é Santo!» (Sl 99,5-9)
Evangelho do dia
Jesus continuava ensinando a seus discípulos: «Não pensem que Eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu.» (Mt 5,17-19)
Vivendo a Palavra
Opção radical: o Mestre condena a ‘obediência seletiva’ a que a sociedade de consumo nos conduz. Não raras vezes, nós nos consideramos obrigados a cumprir algumas prescrições, mas nos liberamos de seguir outras. Seguimos ritos que são confortáveis e visíveis, mas nos esquecemos de praticar, no silêncio do coração, a Justiça e a Fraternidade com os nossos companheiros de caminhada.
Oração Final
Pai Santo, que o cumprimento dos nossos deveres rituais tenha o significado profundo da nossa adesão ao jeito de caminhar de Jesus de Nazaré. Ao lado dos momentos de culto comunitário, caminhe a nossa solidariedade com os mais necessitados e a fraternidade com todos os companheiros de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espirito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.