meu dia em oração
Ó Deus, Minha alma tem sede de Ti
Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir. Sirvo de piada o dia todo e todo mundo caçoa de mim. Quando falo, é aos gritos, clamando: «Violência! Opressão!» A palavra do Senhor ficou sendo para mim motivo de vergonha e gozação. (Jr 20,7-9)
1ª Leitura
<Primeira Leitura>
Irmãos, pela misericórdia de Deus, peço que vocês ofereçam os próprios corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Esse é o culto autêntico de vocês. Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável a Ele, o que é perfeito. (Rm 12,1-2)
Salmo ou Hino
Ó Deus, Minha alma tem sede de Ti, minha carne Te deseja com ardor, como terra seca, esgotada e sem água. Sim, eu Te contemplava no Santuário, vendo o teu poder e a tua glória. Teu Amor vale mais do que a vida. Minha alma está ligada a Ti, e tua direita me sustenta. Quanto aos que me querem destruir, irão todos para as profundezas da terra. Serão entregues à espada, e vão tornar-se pasto de chacais. O rei, porém, se alegrará com Deus. (Sl 63,2-6.8-9)
Evangelho do dia
Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos chefes dos sacerdotes e dos doutores da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Então Pedro levou Jesus para um lado, e o repreendeu, dizendo: «Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!» Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: «Fique longe de Mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para Mim, porque não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens!» Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e Me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de Mim, vai encontrá-la. Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua Vida? O que um homem pode dar em troca da sua Vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus Anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a própria conduta.» (Mt 16,21-27)
Vivendo a Palavra
Se algum de nós estivesse no lugar de Pedro, é bem provável que déssemos a Jesus um conselho parecido: «Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!» O que nos traz esperança e simpatia pela figura do Apóstolo é sua humanidade, sua semelhança com a nossa fragilidade. Como Pedro se converteu, também nós precisamos nos converter. Contemplar o exemplo do Apóstolo faz nascer em nós a Esperança e a força para retornar ao Caminho do Reino, seguindo a Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai, que tanto desejo amar, eu quero seguir ao Cristo Jesus. Dá-me tua força para que eu renuncie aos mesquinhos interesses pessoais e mergulhe na suave aventura de partilhar com os irmãos de caminhada os dons que me emprestas e me foram trazidos pelo Espírito Santo. Eu peço, amado Pai, pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.