meu dia em oração
Ó Deus, cria em mim um coração puro
Através do profeta Ezequiel, o Senhor faz aos filhos de Israel (que somos nós hoje!) a mais consoladora de suas promessas: «Derramarei sobre vocês uma água pura… Darei para vocês um coração novo, e colocarei um Espírito Novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.»
1ª Leitura
«Vou santificar o meu Nome grandioso, que foi profanado entre as nações, porque vocês O profanaram entre elas. Então as nações ficarão sabendo que Eu Sou o Senhor – oráculo do Senhor – quando Eu mostrar a minha santidade em vocês diante deles. Vou pegar vocês do meio das nações, vou reuni-los de todos os países e levá-los para a sua própria terra. Derramarei sobre vocês uma água pura e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Colocarei dentro de vocês o meu Espírito, para fazer com que vivam de acordo com os meus Estatutos e observem e coloquem em prática as minhas Normas. Então vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados: vocês serão o meu povo, e eu serei o Deus de vocês.» (Ez 36,23-28)
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus, por teu Amor! Lava-me da minha injustiça e purifica-me do meu pecado: pequei contra Ti, praticando o que é mau aos teus olhos. Lava-me, e eu ficarei mais branco do que a neve. Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Senhor, abre os meus lábios, e minha boca anunciará o teu louvor. Pois Tu não queres sacrifício, e nenhum holocausto Te agrada. Meu sacrifício é um espírito contrito. (Sl 51,12-15.18-19)
Evangelho do dia
Jesus voltou a falar em parábolas aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo. Ele disse: «O Reino do Céu é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Falem aos convidados que eu já preparei o banquete, os bois e animais gordos já foram abatidos, e tudo está pronto. Que venham para a festa’. Mas os convidados não deram a menor atenção; um foi para o seu campo, outro foi fazer os seus negócios, e outros agarraram os empregados, bateram neles, e os mataram. Indignado, o rei mandou suas tropas, que mataram aqueles assassinos, e puseram fogo na cidade deles. Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereceram. Portanto, vão até as encruzilhadas dos caminhos e convidem para a festa todos os que vocês encontrarem’. Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí alguém que não estava usando o traje de festa. E lhe perguntou: ‘Amigo, como foi que você entrou aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem os pés e as mãos desse homem, e o joguem fora na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes’. Porque muitos são chamados e poucos são escolhidos.» (Mt 22,1-14)
Vivendo a Palavra
Jesus falou em parábolas aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo; e hoje volta a falar, mas, desta vez, para nós. Ele diz: «O Reino do Céu é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho… » nós somos os convidados desta vez. Quem será esse Rei? E esse Filho? De que maneira nós acolhemos os emissários do Rei, como recebemos o convite e estamos nos preparando para participar das bodas anunciadas?
Oração Final
Pai, que tanto amamos, dá-nos o discernimento para estarmos sempre com a nossa veste de festa preparada para participarmos das bodas de teu Filho Unigênito. Afasta de nós a tentação de buscar interesses menores, tesouros falsos, prazeres efêmeros e fugazes. Queremos seguir os passos de Jesus de Nazaré, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e é para nós o Caminho, a Verdade e a Vida.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.