meu dia em oração
O amor, fruto do Espírito Santo
Paulo mostra aos gálatas, duas opções: uma, pelos instintos egoístas; outra, pelo Espírito do Amor. E relaciona os frutos de uma e outra dessas alternativas. Um texto que deveríamos consultar sempre para aferir se nós caminhamos pela estrada do Reino de Deus.
1ª Leitura
Mas, se forem conduzidos pelo Espírito, vocês não estarão mais submetidos à Lei. Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não existe lei. Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos. Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito. (Gl 5,18-25)
Salmo ou Hino
Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos, nem se assenta na roda dos zombadores. Seu prazer está na lei do Senhor. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. Não são assim os injustos! Porque o Senhor conhece o caminho dos justos. (Sl 1,1-4.6;Jo 8,12)
Evangelho do dia
«Mas, ai de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixam de lado a justiça e o amor de Deus. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vocês, fariseus, porque gostam do lugar de honra nas sinagogas, e de serem cumprimentados em praças públicas. Ai de vocês, porque são como túmulos que não se veem, e os homens pisam sobre eles sem saber.» Um especialista em leis tomou a palavra, e disse: «Mestre, falando assim insultas também a nós!» Jesus respondeu: «Ai de vocês também, especialistas em leis! Porque vocês impõem sobre os homens cargas insuportáveis, e vocês mesmos não tocam essas cargas nem com um só dedo.» (Lc 11,42-46)
Vivendo a Palavra
Quais seriam para Jesus, hoje, fariseus e especialistas em leis? Infelizmente, talvez até alguns de nós… Meditemos as lições do Mestre com o coração aberto, espírito humilde e com a certeza de que Ele traça para nós o melhor caminho do Reino do Pai Misericordioso, onde Ele já prepara a nossa morada.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos lembrar sempre das palavras da oração que o nosso mestre e Irmão Maior nos ensinou: ‘perdoa-nos, amado Pai, as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos ofende’. E nos livra da tentação de julgar o nosso próximo. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.