meu dia em oração
«Nunca se deixem chamar mestre!»
Quaresma, tempo de preparação e de espera ativa. Hora oportuna para ouvirmos e atendermos aos apelos de Isaías: Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem. Busquem o direito, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva.
Salmo ou Hino
«De que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca a minha aliança, se você detesta a disciplina e rejeita as minhas palavras? Você se comporta assim, e eu devo me calar? Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!» Quem me oferece um sacrifício de confissão me glorifica; e a quem segue bom caminho, eu mostrarei a salvação. (Sl 50,8-9.16b-17.21.23)
1ª Leitura
Escutem a palavra de Javé, chefes de Sodoma; preste atenção ao ensinamento do nosso Deus, ó povo de Gomorra: Lavem-se, purifiquem-se, tirem da minha vista as maldades que vocês praticam. Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem: busquem o direito, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva. Então venham e discutiremos – diz Javé. Ainda que seus pecados sejam vermelhos como púrpura, ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como escarlate, ficarão como a lã. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os frutos da terra; mas, se vocês recusam e se revoltam, serão devorados pela espada. Assim fala a boca de Javé. (Is 1,10.16-20)
Evangelho do dia
Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.» (Mt 23,1-12)
Vivendo a Palavra
…e todos vocês são irmãos! Nosso testemunho de conversão não deve ser apresentado como uma lição que desejamos transmitir aos irmãos, mas a simples alegria de nossa fé, que os contagiará, ainda que sem anúncios explícitos. Jamais nos deixemos chamar mestres. Somos todos discípulos do Cristo!
Oração Final
Pai Santo, concede-nos o dom da humildade. Que a nossa vida seja plena da alegria de saber que seguimos Jesus de Nazaré, teu Cristo feito humano como nós para nos conduzir de volta ao teu Reino de Amor, a nossa querida e saudosa morada paterna. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.