meu dia em oração
Nossa Senhora Rainha: em Maria, o divino se faz humano
Chegada a plenitude dos tempos, a humanidade já podia oferecer ao Pai uma Rainha para conceber seu Filho Unigênito: Maria, uma mulher humilde. Nela o Divino se fez humano para que os humanos se façam divinos. E nasceu para nós um Menino, um Filho nos foi dado.
1ª Leitura
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso. Multiplicaste o povo, aumentaste o seu prazer. Vão alegrar-se diante de ti, como na alegria da colheita, como no prazer dos que repartem despojos de guerra. Porque, como no dia de Madiã, quebraste a canga de suas cargas, a vara que batia em suas costas e o bastão do capataz de trabalhos forçados. Porque toda bota que pisa com barulho e toda capa empapada de sangue serão queimadas, devoradas pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama «Conselheiro Maravilhoso», «Deus Forte», «Pai para sempre», «Príncipe da Paz». Grande será o seu domínio, e a paz não terá fim sobre o trono de Davi e seu reino, firmado e reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos exércitos é quem realizará isso. (Is 9,1-6)
Salmo ou Hino
Aleluia! Seja bendito o nome do Senhor, desde agora e para sempre. Do nascer do sol até o poente, seja louvado! Ele se eleva sobre os povos, sua glória está acima do céu! Quem é igual a Ele, que se eleva em seu trono, e se abaixa para olhar céu e terra? Ele ergue da poeira o fraco e o indigente, fazendo-o sentar-se ao lado dos príncipes do seu povo. (Sl 113,1-8)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
Para homenagear Maria precisamos reaprender o conceito de Rainha. Não mais a mulher vestindo manto, com cetro e coroa, assentada no trono e comandando exércitos, mas aquela que mais pode porque melhor serve, a mais humilde e disponível, cheia de graça e vazia de orgulho. Maria, toda Amor e fonte de Esperança para a humanidade.
Oração Final
Pai Santo, transforma a nossa vontade de glorificar a realeza de Maria em uma vida de seguimento a ela. Faze-nos humildes, acolhedores, dispostos a cuidar e servir aos companheiros de caminhada. Pelo Cristo, teu Filho feito homem em Jesus de Nazaré, Filho de Maria que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.