meu dia em oração
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
O Livro dos Atos mostra a presença imprescindível e permanente de Maria, a Mãe de Jesus, entre os Apóstolos. Não só entre eles, mas no meio de todos nós, a Igreja de seu amado Filho. Ela testemunha sua fidelidade e a humilde coragem de entregar tudo – até seu Filho – ao Pai Misericordioso.
1ª Leitura
Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se encontravam no chamado monte das Oliveiras, não muito longe de lá: uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Aí estavam Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. (At 1,12-14)
Salmo ou Hino
Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu Nome é Santo, e sua Misericórdia chega aos que O temem, de geração em geração.» (Lc 1,46-55)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O Anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de Graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O Anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou Graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho, e dará a Ele o Nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu Reino não terá fim.» Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O Anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua Sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra.» E o anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
Contemplar o Rosário é seguir, na terna companhia de Maria, todo o Mistério da Encarnação do Filho de Deus, a Palavra Criadora que se fez Homem: vida, paixão, morte, ressurreição e permanência entre nós do Cristo Jesus até o final dos tempos. Não apenas para nos encantar, mas para tornar essa Presença bem viva em nossas relações existenciais.
Oração Final
Pai – Tu és a nossa Luz! – que a oração contemplativa do Rosário de Maria nos ajude a mergulhar nas águas mais profundas dos Mistérios do teu Reino, aumentando a nossa Fé, firmando a Esperança e estendendo nosso Amor a todos os irmãos que colocaste junto a nós na caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.