meu dia em oração
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
A leitura de Isaías é um hino à alegria. Sentimento próprio para celebrar a presença de Maria, a Mãe de Jesus, na caminhada do Povo de Deus pelas estradas da vida. Hoje, lembramos a doce aparição de Lourdes, em que a Santa Virgem demonstra o seu carinho maternal.
1ª Leitura
Alegrem-se com Jerusalém, façam festa com ela, todos os que a amam. Participem de sua enorme alegria todos os que participaram do seu luto. Assim poderão amamentar-se nela até ficarem satisfeitos com a consolação que ela tem; sugarão com satisfação a abundância do seu seio. Porque assim diz o Senhor: Estou fazendo correr para Jerusalém a prosperidade como rio, e as riquezas das nações como córregos que transbordam. Os seus bebês serão levados no colo, e serão acariciados sobre os joelhos. Como a mãe consola o seu filho, assim eu vou consolar vocês; em Jerusalém, vocês serão consolados. Ao verem isso, vocês ficarão de coração alegre, e seus ossos florescerão como um campo. A mão do Senhor se manifestará para os seus servos. (Is 66,10-14c)
Salmo ou Hino
Ozias disse a Judite: «Que o Deus Altíssimo abençoe você, minha filha, mais que a todas as mulheres da terra. Bendito seja o Senhor Deus, criador do Céu e da terra, que guiou você para cortar a cabeça do chefe dos nossos inimigos. Os que se lembrarem dessa façanha de Deus, jamais perderão a confiança que você inspira. (Jt 13,18bcde.19;15,9d)
Evangelho do dia
No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus Lhe disse: «Eles não têm mais vinho!» Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.» A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que Ele mandar.» Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse aos que serviam: «Encham de água esses potes.» Eles encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: «Agora tirem e levem ao mestre-sala.» Então levaram ao mestre-sala. Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo e disse: «Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora.» Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua Glória, e seus discípulos acreditaram nele. (Jo 2,1-11)
Vivendo a Palavra
A celebração de um casamento faz parte do cotidiano da vida. Ao realizar aí o seu primeiro Sinal, Jesus mostra que Deus está presente não só em ocasiões extraordinárias, mas – especialmente – na rotina do dia-a-dia, na normalidade da existência humana. É aí que devemos procurá-Lo e que certamente vamos encontrá-Lo.
Oração Final
Pai Santo, que a discrição de Maria – seu quase silêncio – sirva de moldura para ressaltar seu pedido: «Façam o que Ele mandar.» E que nós, a tua Igreja, sigamos Maria pelos caminhos desta terra encantada, que já fazem parte do teu Reino de Amor, junto com Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.