meu dia em oração
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!
Não existem duas histórias – a dos povos da terra e a da nossa Libertação. É neste mundo e neste tempo que a Salvação acontece. A leitura que ouvimos hoje mostra como uma perseguição em Roma possibilitou o encontro entre Paulo, Áquila e Priscila, que se tornaram companheiros na Evangelização.
1ª Leitura
A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. Encontrou aí um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabara de chegar da Itália com sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. E como eram da mesma profissão – fabricantes de tendas -, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: «Vocês são responsáveis pelo que acontecer. Não tenho nada a ver com isso. De agora em diante, vou me dirigir aos pagãos.» Então Paulo foi para a casa de um pagão adorador do Deus único, certo Tício Justo, que morava ao lado da sinagoga. Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o Batismo. (At 18,1-8)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas. O Senhor revelou sua Justiça às nações. Lembrou-se do seu Amor e Fidelidade em favor da Casa de Israel. Terra inteira, aclame e dê gritos de alegria! Toquem para o Senhor com a harpa e o som dos instrumentos. Com trombetas, aclamem o Senhor! Ele governará o mundo com Justiça e os povos com retidão. (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus conversava com seus Apóstolos: «Daqui a pouco vocês não Me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês Me tornarão a ver.» Alguns discípulos comentaram: «O que Ele quer dizer com isso: ‘daqui a pouco vocês não Me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês Me tornarão a ver’? E ainda: ‘Eu vou para o Pai’?» E diziam: «Que significa esse ‘um pouco’? Não compreendemos o que Ele quer dizer.» Jesus percebeu que eles queriam fazer perguntas. E disse: «Vocês estão discutindo porque Eu falei: ‘Daqui a pouco vocês não Me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês Me tornarão a ver’? Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria.» (Jo 16,16-20)
Vivendo a Palavra
Para o seguidor do Caminho, a angústia é tão inevitável quanto passageira: é só por ‘um pouco de tempo…’ Nós, Cristãos, somos convidados a acolher desde agora, entre as dificuldades presentes, o vento encantado que vem do nosso futuro Glorioso, quando seremos eternamente acolhidos e abraçados pelo Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai que amamos, aclame a Ti a terra inteira! Faze-nos seres capazes da alegria e da gratidão, porque nos deste a Vida, a Fé e a Esperança: a Vida, que é Jesus Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso irmão; a Fé, que nos faz, desde agora, cidadãos do teu Reino de Amor; e a Esperança, essa certeza alegre de que estaremos um dia na plenitude de tua Presença, juntos com a humanidade toda e o mesmo Jesus Cristo, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.