meu dia em oração
Nossa Senhora Aparecida, abençoai o nosso País
No auge da beleza, Ester caminhava como se ardesse de amor. Seu coração, porém, estava angustiado. Ester se encontrou na presença do rei. Ele ergueu o rosto incendiado de glória. A rainha ficou pálida e desmaiou. Deus, porém, tornou manso o coração do rei, que ansioso correu do trono e tomou Ester nos braços: «Eu sou seu esposo. Coragem!». Ester lhe disse: «Senhor, eu o vi como um anjo de Deus e tive medo de tanto esplendor.» Enquanto falava, Ester desmaiou. O rei e os cortesãos procuravam reanimá-la. Enquanto bebiam vinho, o rei disse a Ester: «Peça-me o que quiser e eu o concederei.». Ester respondeu: «O meu pedido é que me conceda a vida e a vida do meu povo.» (Est 5,1b-2;7,2b-3)
1ª Leitura
Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Nasceu o Filho da Mulher. Era menino homem. Nasceu para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e de seu trono. Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o Dragão começou a perseguir a Mulher. A Serpente não desistiu: vomitou um rio de água atrás da Mulher, para que ela se afogasse. Mas a terra socorreu a Mulher: abriu a boca e engoliu o rio. (Ap 12,1.5.13a.15-16a)
Salmo ou Hino
Ouça, filha: esqueça a casa de seu pai, pois o rei se apaixonou por sua beleza. Prostre-se na frente dele! Os povos ricos buscam o favor dele. Entra agora a princesa, belíssima, vestida com pérolas e brocados. Eles a levam perante o rei, com séquito de virgens, e suas companheiras a seguem. Com júbilo e alegria a conduzem, e elas entram no palácio real. (Sl 45,11-16)
Evangelho do dia
No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: «Eles não têm mais vinho!» Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.» A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que ele mandar.» Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse aos que serviam: «Encham de água esses potes.» Eles encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: «Agora tirem e levem ao mestre-sala.» Então levaram ao mestre-sala. Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo e disse: «Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora.» Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele. (Jo 2,1-11)
Vivendo a Palavra
O evangelista recorda o primeiro sinal de Jesus, ressaltando a intervenção de Maria, atenta às dificuldades do próximo e pronta para servir. Assim deve ser a Igreja de Jesus no mundo: um sinal do Amor infinito do Pai, uma testemunha alegre de que o Reino de Deus, embora ainda não em sua plenitude, já está em nós.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a compreender os sinais realizados por teu Filho. O vinho que Ele trouxe para as bodas em Caná nos ensine que a existência que Tu nos concedes nesta terra encantada deve ser vivida e partilhada com leveza, alegria e gratidão. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.