meu dia em oração
Nossa missão é ser testemunhas da Paz e da Luz de Deus
O Livro da Sabedoria se dirige hoje aos que governam. Todos nós, em alguma medida, governamos… Ainda que seja pela autoridade do serviço, a cada um de nós cabe influenciar pessoas. Os sábios ensinamentos devem ser lidos com respeito, acolhidos com gratidão e exercitados em nossos relacionamentos com muito Amor.
1ª Leitura
Escutem, reis, e procurem compreender. Aprendam, governantes de toda a terra. Prestem atenção, vocês que dominam os povos e estão orgulhosos pelo grande número de súditos. O poder de vocês vem do Senhor, e o domínio vem do Altíssimo. Ele examinará as obras que vocês praticarem e sondará as intenções que vocês têm. No entanto, apesar de serem ministros do Reino dele, vocês não julgaram com retidão, não observaram a Lei, nem procederam conforme a vontade de Deus. Por isso, Ele cairá sobre vocês de modo repentino e terrível, porque um julgamento implacável se realiza contra aqueles que ocupam altos cargos. Os pequenos serão perdoados com misericórdia, mas os poderosos serão examinados com rigor. O Senhor de todos não recua diante de ninguém, nem se impressiona com a grandeza, porque Ele criou tanto o pequeno como o grande, e a sua Providência é igual para todos. Mas um exame severo aguarda os poderosos. É para vocês, soberanos, que eu dirijo as minhas palavras, para que aprendam a sabedoria e não venham a cair. Os que observam santamente a Santa Vontade dele, serão declarados santos. E aqueles que A aprendem, encontrarão quem os defenda. Desejem, portanto, ouvir as minhas palavras, anseiem por elas, e vocês receberão a instrução. (Sb 6,1-11)
Salmo ou Hino
«Protejam o fraco, o órfão; façam justiça ao pobre e ao necessitado; libertem o fraco e o indigente, e os livrem da mão dos injustos!» Eu declaro: «Embora vocês sejam deuses, e todos, filhos do Altíssimo, vocês morrerão como qualquer homem. Vocês, príncipes, cairão como qualquer outro». Levanta-Te, ó Deus, e julga a terra, pois as nações todas pertencem a Ti! (Sl 82,3-4.6-8a)
Evangelho do dia
Caminhando para Jerusalém, aconteceu que Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao encontro dele. Pararam de longe, e gritaram: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!» Ao vê-los, Jesus disse: «Vão apresentar-se aos sacerdotes.» Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Ao perceber que estava curado, um deles voltou atrás dando glória a Deus em alta voz. Jogou-se no chão, aos pés de Jesus, e Lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: «Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?» E disse a ele: «Levante-se e vá. Sua fé o salvou.» (Lc 17,11-19)
Vivendo a Palavra
O Evangelho nos recorda o dever da gratidão. Se, por um lado, o serviço que oferecemos ao irmão deve ser gratuito, isto é, sem interesse de nenhuma retribuição ou mesmo de reconhecimento, por outro lado, isto não nos exime de agradecer ao Pai Celeste os dons que recebemos de sua misericórdia, especialmente os dons maiores: a Vida e a Fé.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos agradecidos. Dá-nos sempre a consciência de que vivemos mergulhados em teu Amor de Pai (que tem ternura materna) e de que nossa missão é ser testemunhas da tua Paz e da tua Luz entre os irmãos de caminhada. Nós Te pedimos, amado Pai, pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.