meu dia em oração
Nós Te amamos, Senhor, Tu és a nossa força
O tema dominante das leituras do dia é a rejeição dos homens à Verdade e aos Mensageiros que a anunciam. Foi assim com Jeremias: o Profeta revela a angústia contra os que o perseguiam, embora se dissessem seus amigos; e aconteceu também com Jesus de Nazaré, incompreendido e perseguido pelas autoridades do seu povo.
1ª Leitura
Eu escutava muita gente comentando: «Terror ao redor. Denunciem, vamos denunciá-lo». Todos os meus amigos esperam que eu tropece: «Quem sabe ele se deixe seduzir! Então o dominaremos e nos vingaremos dele». O Senhor, porém, está ao meu lado como valente guerreiro. Por isso, aqueles que me perseguem tropeçarão e não conseguirão vencer; eles ficarão profundamente envergonhados, porque não terão êxito, e a vergonha deles será eterna e inesquecível. Senhor dos exércitos, Tu que examinas o justo e vês os rins e o coração, que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois foi a Ti que eu confiei a minha causa. Cantem ao Senhor, louvem ao Senhor, pois Ele livrou a vida do pobre das mãos dos malvados. (Jr 20,10-13)
Salmo ou Hino
Eu Te amo, Senhor. Tu és a minha força! Senhor, rochedo, fortaleza, libertador; meu Deus, rocha minha, meu refúgio, meu escudo! Louvado sejas! Eu invoquei o Senhor e fui salvo dos meus inimigos! Ondas mortais me envolviam, torrentes destruidoras me aterravam, as ciladas da morte me atingiam. No meu aperto invoquei o Senhor. Do seu Templo Ele ouviu a minha voz. (Sl 18,2-7)
Evangelho do dia
Naquela hora, as autoridades dos judeus pegaram pedras outra vez para apedrejar Jesus. Então Jesus disse: «Por ordem do meu Pai, tenho feito muitas coisas boas na presença de vocês. Por qual delas vocês Me querem apedrejar?» As autoridades dos judeus responderam: «Não queremos Te apedrejar por causa de boas obras, e sim por causa de uma blasfêmia: Tu és apenas um homem, e Te fazes passar por Deus.» Jesus disse: «Por acaso, não é na Lei de vocês que está escrito: ‘Eu disse: vocês são deuses’? Ninguém pode anular a Escritura. Ora, a Lei chama de deuses as pessoas para as quais a Palavra de Deus foi dirigida. O Pai Me consagrou e Me enviou ao mundo. Por que vocês Me acusam de blasfêmia, se Eu digo que sou Filho de Deus? Se não faço as obras do meu Pai, vocês não precisam acreditar em Mim. Mas se eu as faço, mesmo que vocês não queiram acreditar em Mim, acreditem pelo menos em minhas obras. Assim vocês conhecerão, de uma vez por todas, que o Pai está presente em Mim, e Eu no Pai.» Eles tentaram outra vez prender Jesus, mas Ele escapou das mãos deles. Jesus atravessou de novo o rio Jordão e foi para o lugar onde antes João ficava batizando. E aí ficou. Muitos foram ao seu encontro. E diziam: «João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito desse Homem é verdade.» E aí muitos acreditaram em Jesus. (Jo 10,31-42)
Vivendo a Palavra
Jesus disse: «O Pai está presente em Mim, e Eu no Pai.» As autoridades do povo judeu tinham razão para prendê-Lo: afinal, Ele afrontava a ‘verdade’ que a religião do Templo pregava: o Senhor é um deus distante e poderoso… Mas aquele andarilho humilde apresentava Deus como um Pai que está bem próximo e é amoroso, fonte de Esperança e de Perdão. Hoje, com qual dessas compreensões se parece o meu Deus?
Oração Final
Pai, que és a nossa Fonte de Luz, envia o teu Espírito sobre nós para compreendermos as lições que nos foram deixadas pelo teu Filho Unigênito. Que tenhamos a sabedoria de aceitar que Tu, misericordioso e amado Pai, desejas habitar o nosso coração – pois escolheste morar em nós, aqui-e-agora, e não seres rejeitado para tempos futuros e lugares distantes. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.