meu dia em oração
«Nós acreditamos e por isso falamos!»
Na leitura, um belíssimo texto de São Paulo, que deveríamos ter sempre na mente: o tesouro que anunciamos – o Reino de Deus está dentro de nós! – é de inexcedível valor, mas somos vasos de barro. Vivamos para que o Cristo se manifeste em nossa carne mortal.
Salmo ou Hino
Eu tinha fé, mesmo ao dizer: «Estou por demais arrasado!» Em meu apuro eu dizia: «Os homens são todos mentirosos!» É valiosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Eu sou teu servo, Senhor. Tu rompeste meus grilhões. Vou oferecer-te um sacrifício de louvor. Cumprirei meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo! Aleluia! (Sl 116B,10-11.15-18)
1ª Leitura
Todavia, esse tesouro nós o levamos em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse incomparável poder pertence a Deus e não é propriedade nossa. Somos atribulados por todos os lados, mas não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos por nenhum obstáculo; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados. Sem cessar e por toda parte levamos em nosso corpo a morte de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. De fato, embora estejamos vivos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. Desse modo, em nós trabalha a morte; e em vocês, a vida. Animados pelo mesmo espírito de fé, sobre o qual está escrito: «Acreditei, por isso falei», também nós acreditamos e por isso falamos. Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com Jesus e nos colocará ao lado dele juntamente com vocês. E tudo isso se realiza em favor de vocês, para que a graça, multiplicando-se entre muitos, faça transbordar a ação de graças para a glória de Deus. (2Cor 4,7-15)
Evangelho do dia
E Jesus prossegue o ‘Sermão da Montanha’: «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração. Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno. Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.» (Mt 5,27-32)
Vivendo a Palavra
A fidelidade desejada por nosso Mestre abrange, é certo, a relação marido-e-mulher. Mas vai muito além: exige profunda moderação na busca e até mesmo no desejo de possuir riquezas, de exercer o poder sobre nosso próximo e de nos entregarmos a prazeres que negam nossos compromissos.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a compreender que nosso jejum deve significar a luta contra nossas paixões; nossa esmola, a generosidade, o desapego, a compaixão; e nossa oração, a consciência, a certeza de tua Presença, Pai amado, em nossa caminhada de volta ao tão saudoso Lar Paterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.