meu dia em oração
Ninguém coloca vinho novo em barris velhos
As leituras nos ensinam a não julgar. Paulo vai além: não devemos julgar nem a nós mesmos. E o Evangelho deixa bem claro a condenação de Jesus contra os doutores da Lei e fariseus que se compraziam em vigiar se o povo seguia ou não as regras da sua tradição.
1ª Leitura
Que os homens nos considerem como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora, o que se espera dos administradores é que eles sejam dignos de confiança. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano. Nem eu julgo a mim mesmo. É verdade que a minha consciência de nada me acusa, mas isso não significa que eu seja inocente: quem me julga é o Senhor. Por isso, não julguem nada antes do tempo; esperem que chegue o Senhor. Ele porá às claras tudo o que se esconde nas trevas, e manifestará as intenções dos corações. Então, cada um vai receber de Deus o louvor que lhe corresponde. (1Cor 4,1-5)
Salmo ou Hino
Confie no Senhor e pratique o bem, habite na terra e viva tranquilo. Coloque no Senhor o seu prazer, e ele dará o que seu coração deseja. Evite o mal e pratique o bem, e você terá uma casa para sempre, porque o Senhor ama o direito e jamais abandona seus fiéis. A salvação dos justos vem do Senhor. Ele vai livrá-los dos injustos e salvá-los. (Sl 37,3-6.27-28.39-40)
Evangelho do dia
Os doutores da Lei disseram a Jesus: «Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem.» Mas Jesus disse: «Vocês acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Mas vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles; nesses dias eles vão jejuar.» Jesus contou-lhes ainda uma parábola: «Ninguém tira retalho de roupa nova para remendar roupa velha; senão, vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combina com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque, de fato, o vinho novo arrebenta os barris velhos, derrama-se e os barris se perdem. Vinho novo deve ser colocado em barris novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor.» (Lc 5,33-39)
Vivendo a Palavra
A Boa Notícia do Reino de Deus anunciada por Jesus é sempre surpreendente. Por isto, devemos nos renovar constantemente para recebê-la, para que não aconteça aquilo que o Evangelho adverte: o vinho novo arrebente os barris velhos do nosso comodismo, da nossa satisfação com aquilo que pensamos já ter alcançado…
Oração Final
Pai Santo, não permitas que nos tornemos pessoas acostumadas, satisfeitas, descansadas com pretensas vitórias já conquistadas. Mantém-nos ativos e vigilantes, atentos ao que ainda está por fazer, discípulos missionários do teu Reino de Amor, seguidores do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.