meu dia em oração
A necessária diversidade de funções na Igreja.
O Espírito ilumina os caminhos da Igreja. Distribuem-se funções: os apóstolos podem se dedicar inteiramente à oração e ao serviço da Palavra, enquanto as mesas serão servidas por sete diáconos – homens de boa fama e repletos da sabedoria do Espírito.
Salmo ou Hino
Exultem no Senhor, ó justos! Cantem um cântico novo! Pois a palavra do Senhor é reta e sua obra é verdade. Ele ama a justiça, o direito, e o amor do Senhor enche a terra. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. O Senhor cuida daqueles que esperam por seu amor. Quanto a nós, esperamos pelo Senhor. Senhor, esteja sobre nós teu amor, como está em ti nossa esperança. (Sl 33)
1ª Leitura
Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se contra os fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. Então os Doze convocaram uma assembléia geral dos discípulos, e disseram: «Não está certo que nós deixemos a pregação da palavra de Deus para servir às mesas. Irmãos, é melhor que escolham entre vocês sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. Desse modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra.» A proposta agradou a toda a assembleia. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas, e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. Todos estes foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e um grande número de sacerdotes judeus obedecia à fé cristã. (At 6,1-7)
Evangelho do dia
Ao cair da tarde, os discípulos de Jesus desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já era noite, e Jesus ainda não tinha ido ao encontro deles. Soprava vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus andando sobre as águas e se aproximando da barca. Então ficaram com medo, mas Jesus disse: «Sou eu. Não tenham medo.» Eles quiseram recolher Jesus na barca, mas nesse instante a barca chegou à margem para onde estavam indo. (Jo 6,16-21)
Vivendo a Palavra
Os discípulos viram Jesus andando sobre as águas… Um sinal que, para nós, parece misterioso, o evangelista João (60 anos depois do fato acontecido) relembra e descreve com naturalidade. Ele revia a história como testemunha, através da lente da Ressurreição de Jesus. Para nós, existe a promessa: “Felizes os que não viram, mas creram”.
Oração Final
Pai Santo, mais uma vez Jesus nos adverte contra o medo, esse sentimento que se associa tão facilmente à fragilidade humana. Faze de nós, Pai querido, pessoas capazes de viver em Comunidade, partilhando com generosidade e alegria a Fé, a Esperança e o Amor, sempre a caminho do Reino Definitivo. Por Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.