meu dia em oração
Natividade de São João Batista
Estava no ventre materno, o Senhor me chamou: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, os sobreviventes de Israel. Faço de você luz para as nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra». (Is 49,1-6)
Salmo ou Hino
Senhor, tu me sondas. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar. Examinas meu andar e meu deitar, meus caminhos são familiares a ti. Sim! Pois tu me teceste no seio materno. Eu te agradeço por tão grande prodígio, e me maravilho com as tuas maravilhas! Conhecias até o fundo de minha alma quando eu era formado, tecido na terra profunda. (Sl 139,1-3.13-15)
1ª Leitura
Após depor Saul da realeza, Deus suscitou para eles o rei Davi, do qual prestou o seguinte testemunho: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele cumprirá todas as minhas vontades’. Conforme havia prometido, Deus fez surgir da descendência de Davi um Salvador para Israel, que é Jesus. E João, o precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento. Estando para terminar a sua missão, João declarou: ‘Não sou aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam: depois de mim é que vem aquele do qual não mereço nem sequer desamarrar as sandálias!’ Irmãos, descendentes de Abraão e não-judeus que adoram a Deus, esta mensagem de salvação foi enviada para nós. (At 13,22-26)
Evangelho do dia
Terminou para Isabel o tempo de gravidez, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não! Ele vai se chamar João.» Os outros disseram: «Você não tem nenhum parente com esse nome!» Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: «O nome dele é João.» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: «O que será que esse menino vai ser?» De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino ia crescendo, e ficando forte de espírito. João viveu no deserto, até o dia em que se manifestou a Israel. (Lc 1,57-66.80)
Vivendo a Palavra
«O que será que esse menino vai ser?» A história nos conta que com aquela criança se aproximava a plenitude dos tempos. O Pai Misericordioso logo enviaria o Filho Unigênito para fazer conosco sua experiência de humanidade. João Batista nos ensina a honrar o passado, vivendo o presente na certeza do futuro glorioso junto ao Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Oração Final
Pai Santo, que a nossa admiração pela vida austera de João Batista nos encoraje a vencer as tentações da sociedade de consumo: o poder, o prazer e as riquezas desejados por nós sejam habitar na Tua Morada Santa em todos os dias da nossa vida, com os irmãos peregrinos que colocaste junto a nós. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.