meu dia em oração
Natividade de S. João Batista- exemplo de fé e fidelidade a Deus
Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno e o Senhor me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe e Ele pronunciou o meu nome. Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; Ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. Ele me disse: «Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você». Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era o Senhor, o meu pagamento estava na mão de Deus». Agora fala o Senhor, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos do Senhor; Deus é a minha força.) Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra». (Is 49,1-6)
1ª Leitura
Na sinagoga de Antioquia da Pisídia, Paulo continuou ensinando: «Após depor Saul da realeza, Deus suscitou para eles o rei Davi, do qual prestou o seguinte testemunho: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele cumprirá todas as minhas vontades’. Conforme havia prometido, Deus fez surgir da descendência de Davi um Salvador para Israel, que é Jesus. E João, o precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento. Estando para terminar a sua missão, João declarou: ‘Não sou Aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam: depois de mim é que vem Aquele do qual não mereço nem sequer desamarrar as sandálias!’ Irmãos, descendentes de Abraão e não-judeus que adoram a Deus, esta Mensagem de Salvação foi enviada para nós.» (At 13,22-26)
Salmo ou Hino
Senhor, Tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. Sim! Pois Tu me teceste no seio materno. Eu Te agradeço por tão grande prodígio, e me encanto com as tuas Maravilhas! Conhecias até o fundo de minha alma, e meus ossos não te eram escondidos quando eu era formado em segredo. (Sl 139,1-3.13-15)
Evangelho do dia
Terminou para Isabel o tempo de gravidez e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não! Ele vai se chamar João.» Os outros disseram: «Você não tem nenhum parente com esse nome!» Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: «O nome dele é João.» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: «O que será que esse menino vai ser?» De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino ia crescendo, e ficando forte de espírito. João viveu no deserto, até o dia em que se manifestou a Israel. (Lc 1,57-66.80)
Vivendo a Palavra
João Batista foi um dos sinais de que chegara para nós a ‘plenitude dos tempos’. O Precursor prometido pelos profetas veio preparar os caminhos do Senhor. Iluminado pelo Espírito desde o ventre materno, João deixou para nós o seu exemplo de sobriedade no viver, de discernimento na proclamação do Reino de Deus e de coragem na denúncia dos pecados do anti-Reino.
Oração Final
Pai Admirável, que nos criaste, nós somos teus filhos! Neste tempo em que o medo, a incerteza e – apesar dos alertas da Natureza –, a sedução do consumismo nos envolvem, enfraquecendo a nossa Boa Vontade, nós Te pedimos que a lembrança de João Batista nos inspire e dê coragem para renovar a cada dia nossa opção pelo teu Reino de Amor. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.