meu dia em oração
Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento
O Senhor se faz próximo de seu povo, ensinando-lhe os seus Mandamentos – o mesmo Estatuto que foi, muito mais do que seguido, levado à plenitude por Jesus de Nazaré. Não nos esqueçamos da sua primeira advertência: Ouça Israel e pratique para Viver!
1ª Leitura
Agora, Israel, ouça os estatutos e normas que eu hoje lhes ensino a praticar, a fim de que vocês vivam e entrem para possuir a terra que o Senhor, o Deus de seus antepassados, vai dar a vocês. Vejam! Estou lhes ensinando estatutos e normas, como meu Deus me ordenou, para que vocês os coloquem em prática na terra onde estão agora entrando, a fim de tomarem posse dela. Portanto, coloquem tudo em prática, pois isso tornará vocês sábios e inteligentes diante dos povos. Ao ouvirem todos esses estatutos, os povos comentarão: «Que povo é tão sábio e inteligente como essa grande nação?» De fato, que grande nação tem um Deus tão próximo, como nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? Que grande nação tem estatutos e normas tão justas como toda esta lei que eu lhes proponho hoje? Apenas tenha cuidado! Preste muita atenção em sua vida para não se esquecer dos acontecimentos que seus olhos viram e que eles nunca se apartem de sua memória, nenhum dia da sua vida. Ensine-os a seus filhos e a seus netos. (Dt 4,1.5-9)
Salmo ou Hino
Glorifique ao Senhor, Jerusalém, louve o seu Deus, ó Sião. Ele reforçou as trancas de suas portas, abençoou os filhos de você em seu seio. Faz cair a neve como lã, e espalha a geada como cinza. Ele anuncia sua palavra a Jacó, seus estatutos e normas a Israel. Com nação nenhuma agiu desse modo, e nenhuma conheceu as normas dele. Aleluia! (Sl 147B,12-13.15-16.19-20)
Evangelho do dia
Jesus continua o seu ‘Sermão na Montanha’: «Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu.» (Mt 5,17-19)
Vivendo a Palavra
Jesus de Nazaré viveu com simplicidade e em plenitude a Lei do Amor, que contém e ultrapassa todos os mandamentos da Primeira Aliança. E quer que nós, o seu Povo, O sigamos, vivendo a nossa existência ao lado dos irmãos de jeito parecido com o seu, para testemunhar-lhes a chegada do Reino de Deus em nós e entre nós.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos seguidores atentos dos teus Mandamentos. E que não nos satisfaçamos com os limites da sua letra, mas busquemos e sigamos o Espírito que os inspira – o mesmo Espírito que foi vivido pelo Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.