meu dia em oração
Não tenham medo, o Deus de vocês vem para salvar
Digam aos desanimados: «Não tenham medo! O Deus de vocês vem para salvar». Os olhos dos cegos vão se abrir, e também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo, e a língua do mudo cantará. A terra seca se encherá de fontes.» (Is 35,4-7a)
1ª Leitura
Queridos irmãos, não misturem com certos favoritismos pessoais a fé que vocês têm em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória. Por exemplo: entra na reunião de vocês uma pessoa com anéis de ouro e vestida com elegância; e entra também uma pessoa pobre, vestida com roupas velhas. Suponhamos que vocês deem atenção à pessoa que está vestida com elegância e lhe dizem: «sente-se aqui, neste lugar confortável»; mas dizem à pessoa pobre: «fique aí em pé»; ou então: «sente-se aí no chão, perto do estrado dos meus pés.» Nesse caso, vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e julgando os outros com péssimos critérios. Ouçam, meus queridos irmãos: não foi Deus quem escolheu os que são pobres aos olhos do mundo, para torná-los ricos na fé e herdeiros do Reino que ele prometeu àqueles que o amam? (Tg 2,1-5)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louve ao Senhor, ó minha alma! Vou louvá-lo enquanto viver, fazendo justiça aos oprimidos e dando pão aos famintos. O Senhor liberta os prisioneiros, abre os olhos dos cegos, protege os estrangeiros, sustenta o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos injustos. Ele reina para sempre. O teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração! (Sl 146,1-2a.7-10)
Evangelho do dia
Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Levaram então a Jesus um homem surdo e que falava com dificuldade, e pediram que Jesus pusesse a mão sobre ele. Jesus se afastou com o homem para longe da multidão; em seguida pôs os dedos no ouvido do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. Depois olhou para o céu, suspirou e disse: «Efatá!», que quer dizer: «Abra-se!» Imediatamente os ouvidos do homem se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem nada a ninguém. No entanto, quanto mais ele recomendava, mais eles pregavam. Estavam muito impressionados e diziam: «Jesus faz bem todas as coisas. Faz os surdos ouvir e os mudos falar.» (Mc 7,31-37)
Vivendo a Palavra
Jesus se afasta da multidão com o cego para curá-lo. Ele ensina que o anúncio da chegada do Reino de Deus não se faz com ações espetaculares, não é produção em série ou linha de montagem industrial, mas é artesanato pessoal que requer atenção e cuidado, dedicação individual para cada um dos irmãos que encontrarmos.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a sabedoria de nos mantermos inteiros na presença do irmão que nos procura. Que não nos dispersemos, preocupados com outras pessoas, outros objetos ou interesses diferentes, mas estejamos atentos ao aqui e agora do nosso irmão. Nós te pedimos, amado Pai, por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.