meu dia em oração
«Não tenham medo!»
Todos esperam que eu tropece. O Senhor, porém, está ao meu lado. Senhor, tu que examinas o justo e vês o coração, que eu possa ver tua vingança, pois foi a ti que confiei minha causa. Cantem ao Senhor: ele livrou o pobre das mãos dos malvados. (Jr 20,10-13)
Salmo ou Hino
É por tua causa que eu suporto afrontas. Tornei-me estrangeiro para os meus irmãos, um estranho para os filhos de minha mãe. Porque o zelo pela tua casa me devora, e as afrontas com que te afrontam recaem sobre mim. Quanto a mim, dirijo minha prece a ti! Senhor, no tempo favorável responde-me e me ajuda com tua fidelidade. (Sl 69,8-10.14.17.33-35)
1ª Leitura
Assim como o pecado entrou no mundo através de um só homem e com o pecado veio a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram. De fato, já antes da Lei existia pecado no mundo, embora o pecado não possa ser levado em conta quando não existe Lei. Ora, a morte reinou de Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não haviam pecado, cometendo uma transgressão igual à de Adão, o qual é figura daquele que devia vir. O dom da graça, porém, não é como a falta. Se todos morreram devido à falta de um só, muito mais abundantemente se derramou sobre todos a graça de Deus e o dom gratuito de um só homem, Jesus Cristo. (Rm 5,12-15)
Evangelho do dia
Jesus ensinou aos seus discípulos: «Não tenham medo deles, pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada de oculto que não venha a ser conhecido. O que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, tenham medo daquele que pode arruinar a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do meu Pai que está no céu. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu Pai que está no céu.» (Mt 10,26-33)
Vivendo a Palavra
O Cristo mais uma vez nos exorta para não termos medo. Mas, o espaço interior onde morava o medo não deve ficar vazio: no lugar dele devemos colocar a confiança filial no Pai Misericordioso – que tem coração de Mãe! – e viver como testemunhas da Fé, prontos para confessar, para quem quiser conhecer, a razão da nossa Esperança.
Oração Final
Pai Santo, que a nossa vida seja transparente! A tua Luz, acolhida em nosso coração, ilumine os caminhos da nossa comunidade. Juntos com os irmãos nós jamais nos esqueçamos de te dar graças e sempre saibamos repartir os dons que nos ofereces com tanto amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.