meu dia em oração
Não tenha medo, apenas tenha fé
A Carta aos Hebreus lembra que chegou nossa vez de edificar o Reino. Com os olhos fixos em Jesus, vamos trabalhar alegres, superando a preguiça, a vergonha, o medo e a covardia diante dos perseguidores, sem perder o ânimo, assim como Ele, que viveu fazendo o bem e suportou o martírio até a morte na cruz.
1ª Leitura
Portanto, estamos rodeados dessa grande nuvem de testemunhas. Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra em nós. Corramos com perseverança na corrida, mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé. Em troca da alegria que Lhe era proposta, Ele se submeteu à cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus. Para que vocês não se cansem e não percam o ânimo, pensem atentamente em Jesus, que suportou contra Si tão grande hostilidade por parte dos pecadores. (Hb 12,1-4)
Salmo ou Hino
Os pobres comerão e ficarão saciados, louvarão ao Senhor os que O buscam: «Que o coração de vocês viva para sempre!» Todos os confins da terra se lembrarão, e voltarão para o Senhor. Ele me fará viver, minha descendência O servirá, falará do Senhor para a geração futura, contará a justiça dele ao povo que vai nascer: tudo o que o Senhor realizou! (Sl 22,26b-28.30-32)
Evangelho do dia
Jesus atravessou de barca novamente para o outro lado do mar. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: «Minha filhinha está morrendo. Vem e põe as mãos sobre ela, para que sare e viva.» Jesus acompanhou Jairo. E numerosa multidão O seguia e O apertava de todos os lados. Aí chegou uma mulher que sofria de hemorragia já há doze anos; tinha padecido na mão de muitos médicos, gastou tudo o que tinha e, em vez de melhorar, piorava sempre mais. A mulher tinha ouvido falar de Jesus. Então ela foi no meio da multidão, aproximou-se de Jesus por trás e tocou na roupa dele, porque pensava: «Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.» A hemorragia parou imediatamente. E a mulher sentiu no corpo que estava curada da doença. Jesus percebeu imediatamente que uma força tinha saído dele. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: «Quem foi que tocou na minha roupa?» Os discípulos disseram: «Estás vendo a multidão que Te aperta e ainda perguntas: ‘quem Me tocou?’» Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. A mulher, cheia de medo e tremendo, percebeu o que lhe havia acontecido. Então foi, caiu aos pés de Jesus e contou toda a verdade. Jesus disse à mulher: «Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz e fique curada dessa doença.» Jesus ainda estava falando, quando chegaram algumas pessoas da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: «Sua filha morreu. Por que você ainda incomoda o Mestre?» Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: «Não tenha medo; apenas tenha fé!» E Jesus não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e ouviu as pessoas chorando e gritando. Jesus entrou e disse: «Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu. Ela está apenas dormindo.» As pessoas começaram a zombar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que O acompanhavam. Depois entraram no quarto onde a menina estava. Jesus pegou a menina pela mão e disse: «Talita cúmi», que quer dizer: «Menina, – Eu lhe digo – levante-se!» A menina levantou-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. E todos ficaram muito admirados. Jesus recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo disso. E mandou dar comida para a menina. (Mc 5,21-43)
Vivendo a Palavra
No trajeto que Jesus fazia para curar a filha de Jairo, aquela mulher era uma figurante obscura. Mas o Mestre a vê e traz para o centro, curando-a do seu mal. Assim devemos ser, como seus seguidores: atentos ao clamor silencioso dos que sofrem, prontos para servi-los e promover a dignidade humana.
Oração Final
Pai Santo, que a jornada nesta terra cheia de encantos que nos ofereces seja uma caminhada consciente rumo à plenitude do teu Reino de Amor. Ensina-nos a acolher desde agora as delícias desse vento bom que vem do futuro glorioso, quando receberemos o teu abraço paterno/maternal. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.