meu dia em oração
Não se põe vinho novo em barris velhos.
Deus escreve certo nas linhas tortas que traçamos. No Genesis, lido hoje, a esposa Rebeca, engana Isaac, para que o filho caçula, Jacó, seja abençoado primogênito no lugar do mais velho, Esaú. E Jacó segue, na sucessão dos Patriarcas do Povo de Deus.
Salmo ou Hino
Aleluia! Louvem o nome do Senhor, vocês que servem na casa do Senhor, nos átrios de Deus. Louvem ao Senhor, porque Ele é bom. Toquem ao seu nome, porque é agradável. Pois Ele escolheu Jacó para si, fez de Israel a sua propriedade. Sim, eu sei que o Senhor é grande, que o nosso Deus supera os deuses todos. Ele faz o que deseja no céu, na terra e nos mares. (Sl 135,1-6)
1ª Leitura
Isaac ficou velho, e seus olhos se enfraqueceram, a ponto de não enxergar mais nada. Então chamou Esaú, seu filho mais velho: «Meu filho!» Esaú respondeu: «Estou aqui». Isaac continuou: «Veja! Estou velho e não sei quando vou morrer. Agora, pegue suas armas, suas flechas e o arco, vá ao campo e traga-me alguma caça. Prepare-me um bom prato, do jeito que eu gosto, e traga-me para que eu coma, e antes de morrer eu abençoe você». Rebeca ouviu tudo o que Isaac falava com seu filho Esaú. E Esaú saiu para o campo a fim de caçar alguma coisa para seu pai. Rebeca pegou as melhores roupas que Esaú, o filho mais velho, tinha em casa, e com elas vestiu Jacó, seu filho mais novo. Então cobriu-lhe os braços e a parte lisa do pescoço com a pele dos cabritos. Depois colocou nas mãos do seu filho Jacó o pão e o prato que ela havia preparado. Então Jacó foi até seu pai e disse: «Pai!» Isaac respondeu: «Aqui estou. Quem é você, meu filho?» Jacó respondeu ao pai: «Sou Esaú, seu primogênito. Fiz o que o senhor me mandou. Levante-se, sente-se e coma da minha caça. Depois, o senhor me abençoará». Isaac disse a Jacó: «Como você encontrou a caça depressa, meu filho!» Jacó respondeu: «É que Javé, o seu Deus, a colocou ao meu alcance». Isaac disse a Jacó: «Aproxime-se, meu filho, para que eu o apalpe e veja se você é ou não o meu filho Esaú». Jacó aproximou-se de seu pai Isaac, que o apalpou e disse: «A voz é de Jacó, mas os braços são de Esaú». Isaac não reconheceu Jacó, porque os braços dele estavam peludos como os de seu irmão Esaú. Então ele o abençoou. E voltou a lhe perguntar: «Você é o meu filho Esaú?» Jacó respondeu: «Sou». Isaac continuou: «Sirva a caça, meu filho, para que eu coma e depois o abençoe». Jacó o serviu e Isaac comeu; apresentou-lhe vinho, e ele bebeu. Então seu pai Isaac lhe disse: «Meu filho, aproxime-se e me beije». Jacó se aproximou e beijou o pai, que lhe aspirou o perfume das roupas. E o abençoou, dizendo: «Sim, o perfume do meu filho é como o perfume de um campo fértil que Javé abençoou. Que Deus dê a você o orvalho do céu e a fertilidade da terra, trigo e vinho em abundância. Que os povos o sirvam e as nações se prostrem diante de você. Seja um senhor para seus irmãos, e os filhos de sua mãe se prostrem diante de você. Maldito seja quem amaldiçoar você; e bendito seja quem o abençoar».(Gn 27,1-5.15-29)
Evangelho do dia
Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus, e perguntaram: «Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?» Jesus respondeu: «Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mas vinho novo se põe em barris novos e assim os dois se conservam.» (Mt 9,14-17)
Vivendo a Palavra
O vinho novo trazido por Jesus – a Boa Notícia de que o Reino do Pai já está dentro de nós – não pode ser guardado nos nossos velhos barris. Não poucas vezes nós tentamos ‘ajeitar’ o Mandamento Novo à nossa antiga maneira acomodada de viver. Não é possível. Seguir o Mestre exige a opção radical de vida pelo Amor.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem para atravessar a porta estreita e seguir pelo caminho áspero da conversão. Que vivamos nesta terra, alegres e agradecidos, a certeza de já estarmos, ainda que não em plenitude, vivendo o teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.