meu dia em oração
Não se deixem chamar de mestres, somos todos discípulos do Cristo
Quaresma é tempo de preparação, de silêncio e de espera paciente, mas ativa. Hora oportuna para ouvir e atender os apelos de Isaías: ‘Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o Bem. Busquem o Direito, socorram o oprimido, façam Justiça ao órfão, defendam a causa da viúva!’ Quem tem ouvidos, ouça!
1ª Leitura
Escutem a palavra do Senhor, chefes de Sodoma; preste atenção ao ensinamento do nosso Deus, ó povo de Gomorra: Lavem-se, purifiquem-se, tirem da minha vista as maldades que vocês praticam. Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o Bem: busquem o Direito, socorram o oprimido, façam Justiça ao órfão, defendam a causa da viúva. Então venham e discutiremos – diz o Senhor. Ainda que seus pecados sejam vermelhos como púrpura, ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como escarlate, ficarão como a lã. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os frutos da terra; mas, se vocês recusam e se revoltam, serão devorados pela espada. Assim fala a boca do Senhor. (Is 1,10.16-20)
Salmo ou Hino
«De que adianta você recitar meus Preceitos e ter sempre na boca a minha Aliança, se você detesta a disciplina e rejeita as minhas Palavras? Você se comporta assim, e Eu devo me calar? Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!» Quem Me oferece um sacrifício de confissão Me glorifica; e a quem segue bom caminho, Eu mostrarei a salvação. (Sl 50,8-9.16b-17.21.23)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus falou às multidões: «Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no Céu. Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.» (Mt 23,1-12)
Vivendo a Palavra
Nós somos todos irmãos! O nosso testemunho de conversão não deve ser apresentado como uma lição que desejamos ensinar aos irmãos. Será a alegria simples de nossa fé que contagiará a todos, ainda que vivida silenciosamente, sem anúncios explícitos. Jamais nos deixemos chamar mestres. Somos todos discípulos do Cristo!
Oração Final
Pai Santo, concede-nos o dom da humildade. Que a nossa vida seja plena da alegria de saber que seguimos os passos de Jesus de Nazaré, teu Cristo feito humano como nós para nos conduzir de volta ao teu Reino de Amor, a nossa querida e saudosa morada paterna. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.