meu dia em oração
Não levem nada para o caminho
Introdução
Ciro, rei da Pérsia, permitira aos judeus voltar para Israel e reconstruir o Templo. Esdras e Neemias se encarregam de ‘recolocar as coisas no lugar’, lembrando a Lei de Moisés e lhe dando credibilidade. A leitura de hoje repete a oração de Esdras.
Salmo ou Hino
Tobit disse: «Bendito seja Deus. Celebrem a Deus, israelitas, diante das nações, porque ele dispersou vocês entre elas, para proclamar a sua grandeza. Ele é o nosso Pai. Ele é Deus para sempre. Voltem-se para Ele, pecadores, e diante dele pratiquem a justiça. Talvez Ele seja favorável a vocês, e os trate com misericórdia.» (Sl Tb 13,2-5.8)
1ª Leitura
Na hora da oblação da tarde, levantei-me da minha desolação. Com a roupa e o manto rasgados, caí de joelhos e levantei as mãos para Javé, meu Deus, e disse: «Meu Deus, eu estou envergonhado e sem jeito de levantar o rosto para ti, porque os nossos pecados ultrapassam nossa cabeça, e a nossa culpa chega até o céu. Desde o tempo de nossos antepassados até hoje, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa dos nossos pecados, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos todos entregues em mãos dos reis de outros países, fomos vítimas da espada, do exílio, do saque e da vergonha. E essa é a situação atual. Agora, porém, Javé, o nosso Deus, nos concedeu um momento de graça, deixando-nos um resto de sobreviventes e nos abrigando em seu lugar santo. Desse modo, o nosso Deus dá brilho aos nossos olhos, e nós sentimos um pouco de vida no meio da escravidão. Éramos escravos, mas o nosso Deus não nos abandonou na escravidão. Ao contrário, deu-nos o favor dos reis da Pérsia, e nos concedeu vida para reconstruirmos o Templo do nosso Deus e restaurarmos suas ruínas. Ele nos deu assim um abrigo em Judá e Jerusalém.» (Esd 9,5-9)
Evangelho do dia
Jesus convocou os Doze, e lhes deu poder e autoridade sobre os demônios e para curar as doenças. Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar. E lhes disse: «Não levem nada para o caminho: nem bastão, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Em qualquer casa onde vocês entrarem, fiquem aí, até vocês se retirarem do lugar. E todos aqueles que não os acolherem, vocês, ao sair da cidade, sacudam a poeira dos pés, como protesto contra eles.» Os discípulos partiram, e percorriam os povoados, anunciando a Boa Notícia e fazendo curas em todos os lugares. (Lc 9,1-6)
Vivendo a Palavra
O poder dos discípulos de curar, anunciar a Boa Notícia e dominar os demônios, vinha da autoridade de Jesus, de quem eles eram os enviados. A ordem dada há dois mil anos continua valendo para nós, discípulos missionários do século 21. A nossa força está no mandato do Senhor e não na sabedoria ou nas virtudes humanas.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de que a vida e a fé são os maiores dons que recebemos de tua Presença em nós. Queremos ser testemunhas agradecidas do Amor que nos dedicas e ser sinais e fontes irradiadoras da tua Misericórdia. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.