meu dia em oração
«Minha alma espera no Senhor.»
Na Carta aos Romanos, Paulo defende sua tese: ‘o homem se torna justo através da fé em Jesus Cristo, independentemente da observância da Lei.’ Deus não é Senhor apenas dos filhos de Israel, mas também dos pagãos e de toda a humanidade – dos circuncidados e dos não circuncidados.
1ª Leitura
Agora, porém, independentemente da Lei, manifestou-se a justiça de Deus, testemunhada pela Lei e pelos Profetas. É a justiça de Deus que se realiza através da fé em Jesus Cristo, para todos aqueles que acreditam. E não há distinção: todos pecaram e estão privados da glória de Deus, mas se tornam justos gratuitamente pela sua graça, mediante a libertação realizada por meio de Jesus Cristo. Deus o destinou a ser vítima que, mediante seu próprio sangue, nos consegue o perdão, contanto que nós acreditemos. Assim Deus manifestou sua justiça, pois antes deixava pecar sem intervir: eram os tempos da paciência de Deus. Mas, no tempo presente, ele manifesta a sua justiça para ser justo e para tornar justo quem tem fé em Jesus. Então, onde está o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual lei? Pela lei das obras? Não, pela lei da fé. Pois, esta é a nossa tese: o homem se torna justo através da fé, independentemente da observância da Lei. Então, será que Deus é Deus somente dos judeus? Não será também Deus dos pagãos? Sim, ele é Deus também dos pagãos. De fato, há um só Deus que justifica, pela fé, tanto os circuncidados como os não circuncidados. (Rm 3,21-30)
Salmo ou Hino
Das profundezas eu clamo para ti, Senhor! Que os teus ouvidos estejam atentos ao meu pedido por graça! Senhor, se levas em conta as culpas, quem poderá resistir? Mas de Ti vem o perdão. Minha alma espera no Senhor. Minha alma aguarda o Senhor. Mais que os guardas pela aurora, aguarde Israel ao Senhor. Pois do Senhor vêm a graça e a redenção em abundância. (Sl 130,1-7)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus falava aos fariseus e doutores da Lei: «Ai de vocês, porque constroem túmulos para os profetas; no entanto, foram os pais de vocês que os mataram. Com isso, vocês são testemunhas e aprovam as obras dos pais de vocês, pois eles mataram os profetas, e vocês constroem os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus disse: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos. Eles os matarão e perseguirão, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário’. Sim, eu digo a vocês: pedirão contas disso a esta geração. Ai de vocês, especialistas em leis, porque vocês se apoderaram da chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam entrar.» Quando Jesus saiu daí, os doutores da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa em qualquer coisa que saísse de sua boca. (Lc 11,47-54)
Vivendo a Palavra
Jesus expõe a contradição: os filhos constroem túmulos para os profetas que os pais mataram. Vivos, os Mensageiros incomodavam com a Verdade e eram perseguidos. Mortos, passavam a ser venerados. Não poucas vezes o mesmo ainda acontece conosco hoje: a Verdade nos desinstala, nos incomoda; e nós procuramos ocultá-la com ritos vazios.
Oração Final
Pai Santo, orienta os nossos passos no Caminho da Verdade. Que nós nos aproximemos da tua Palavra Santa – que pronuncias por meio de tantos sinais – e que A vivamos e A proclamemos aos irmãos através do testemunho de uma vida transparente, feita de relações fraternas com o nosso próximo. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.