meu dia em oração
Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!
Será que as lágrimas da viúva não se levantam contra quem a faz chorar? Quem serve ao Senhor será recebido com benevolência, e sua súplica chegará até as nuvens. A súplica do pobre penetra as nuvens. Ele não sossega, enquanto ela não chegar até lá, enquanto não quebrar as costas dos cruéis e tomar vingança das nações; enquanto não exterminar a multidão dos orgulhosos e quebrar o cetro dos injustos, enquanto não retribuir a cada um conforme as suas ações e julgar as ações humanas segundo as intenções de cada um. (Eclo 35,15b-17.20-22a)
1ª Leitura
Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação. Na minha primeira defesa no tribunal, ninguém ficou ao meu lado; todos me abandonaram. Que Deus não ponha isso na conta deles! Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. E assim eu fui liberto da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me levará para o seu Reino eterno. Ao Senhor, glória para sempre. Amém! (2Tm 4,6-8.16-18)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor, seu louvor estará sempre em minha boca. Eu me orgulho por causa do Senhor: que os pobres ouçam e fiquem alegres. Este pobre gritou, o Senhor ouviu, e o salvou. Os justos gritam, o Senhor escuta, e os liberta. O Senhor está perto dos corações, e salva os desanimados. O Senhor resgata a vida e os que nele se abrigam não serão condenados. (Sl 34,2-3.7a.17-19.23)
Evangelho do dia
Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: «Dois homens subiram ao Templo para rezar; um era fariseu, o outro era cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim no seu íntimo: ‘Ó Deus, eu Te agradeço, porque não sou como os outros homens, que são ladrões, desonestos, adúlteros, nem como esse cobrador de impostos. Eu faço jejum duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. O cobrador de impostos ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o Céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ Eu declaro a vocês: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva, será humilhado, e quem se humilha, será elevado.» (Lc 18,9-14)
Vivendo a Palavra
A Justiça Evangélica não é, como a nossa contabilidade, a busca de saldos a partir dos lançamentos de débitos e créditos, de virtudes e vícios, – mas um tratado de Amor. O Pai nos ama sem medidas e, do mesmo modo, ama a todas criaturas. Portanto, não nos preocupemos com comparações, com os balanços das contas dos irmãos ou das nossas próprias contas.
Oração Final
Pai Santo, que o nosso único desejo seja amar! Amar a Ti, Pai Misericordioso, sobre todas as coisas – amor que se mostra na compaixão aos companheiros de viagem, no carinho com a natureza, na gratidão pela vida que nos ofereces e por nossa fé. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.