meu dia em oração
Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti
Israel aceita o desafio e abandona o Egito. Acampado diante do mar, é cercado pelo Faraó. Com medo, eles lamentam: devíamos ter ficado… Conosco também acontece: aceitamos desafios, mas, diante da resistência do mundo, somos tentados a retroceder…
Salmo ou Hino
Nessa ocasião, Moisés e os filhos de Israel entoaram este canto ao Senhor: «Vou cantar ao Senhor, pois sua vitória é sublime: ele atirou no mar carros e cavalos. Ele é minha força, meu canto e foi a minha salvação. Ele é o meu Deus: eu o louvarei; é o Deus de meu pai: eu o exaltarei. Tua direita, Senhor, é terrível em poder, tua direita, Senhor, aniquila o inimigo. (Ex 15,1-6)
1ª Leitura
Quando comunicaram ao rei do Egito que o povo tinha fugido, o Faraó e seus ministros mudaram de opinião sobre o povo e disseram: «O que é que nós fizemos? Deixamos partir nossos escravos israelitas!» O Faraó mandou aprontar seu carro e levou consigo suas tropas: seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com oficiais sobre todos eles. Javé endureceu o coração do Faraó, rei do Egito, e este perseguiu os filhos de Israel, que saíram ostensivamente. Perseguindo com todos os cavalos e carros do Faraó, os cavaleiros e o exército os alcançaram quando estavam acampados junto ao mar, em Piairot, diante de Baal Sefon. Quando o Faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os olhos e viram que os egípcios avançavam atrás deles. Cheios de medo, clamaram a Javé, e disseram a Moisés: «Será que não havia sepulturas lá no Egito? Você nos trouxe ao deserto para morrermos! Por que nos tratou assim, tirando-nos do Egito? Não é isso que nós dizíamos a você lá no Egito: ‘Deixe-nos em paz, para que sirvamos aos egípcios’? O que é melhor para nós? Servir aos egípcios ou morrer no deserto?» Moisés respondeu ao povo: «Não tenham medo. Fiquem firmes, e verão o que Javé fará hoje para salvar vocês. Nunca mais vocês verão os egípcios, como estão vendo hoje. Javé combaterá por vocês. Podem ficar tranquilos». Javé disse a Moisés: «Por que você está clamando por mim? Diga aos filhos de Israel que avancem. Quanto a você, erga a vara, estenda a mão sobre o mar e divida-o pelo meio para que os filhos de Israel possam atravessá-lo a pé enxuto. Eu endureci o coração dos egípcios, para que eles persigam vocês. Assim eu mostrarei a minha honra, derrotando o Faraó e seu exército, com seus carros e cavaleiros. Quando eu derrotar o Faraó com seus carros e cavaleiros, os egípcios ficarão sabendo que eu sou Javé». (Ex 14,5-18)
Evangelho do dia
Então alguns doutores da Lei e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.» Jesus respondeu: «Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração, e a condenarão. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.» (Mt 12,38-42)
Vivendo a Palavra
Era mesmo preciso que Deus se fizesse humano para falar-nos de tão perto e nos conhecendo tão profundamente: também nós, hoje, desejamos ver sinais para acreditar no Cristo e no anúncio que Ele nos faz do Pai Misericordioso e seu Reino de Amor, que já está presente em nós e entre nós.
Oração Final
Pai Santo, escancara o nosso coração para receber com alegria e gratidão a Mensagem que Jesus nos anuncia. Que o nosso amor tenha a espontaneidade do perfume da rosa, a gratuidade da sombra oferecida pela árvore, o calor com que o sol aquece todos os seres. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.