meu dia em oração
Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
Israel era um povo que se considerava superior pela presença de Javé, o Deus da promessa, sempre ao seu lado na História. Mas na leitura de hoje, uma estrangeira, a moabita Rute é vista de forma acolhedora, talvez um sinal da vocação ampla da Fé.
Salmo ou Hino
Vou louvar ao Senhor, enquanto viver. Feliz quem coloca sua esperança nele. Foi Ele quem fez o céu e a terra, o mar e tudo o que existe. Ele mantém sua fidelidade, fazendo justiça aos oprimidos e dando pão aos famintos. Ele liberta os prisioneiros, abre os olhos dos cegos, endireita os encurvados, protege os estrangeiros, sustenta o órfão e a viúva. Aleluia! (Sl 146,2a.5-10)
1ª Leitura
No tempo em que os juízes governavam, houve um período de fome no país. Por isso, um homem de Belém de Judá emigrou para os Campos de Moab, com a mulher e os dois filhos. Elimelec, marido de Noemi, morreu. E ela ficou só com os dois filhos. Estes se casaram com moças moabitas; um se casou com Orfa e o outro com Rute. E aí ficaram por uns dez anos. Maalon e Quelion morreram. Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido. Noemi resolveu voltar dos Campos de Moab, junto com as duas noras, pois ficou sabendo que Javé tinha abençoado seu povo, dando-lhe pão. Depois, Orfa se despediu da sogra e voltou para seu povo. Rute, porém, ficou com Noemi. Então Noemi lhe disse: «Veja: sua cunhada voltou para o seu povo e o seu deus. Volte você também com ela». Rute respondeu: «Não insista comigo. Não vou voltar, nem vou deixar você. Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu também viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus. Foi assim que Noemi voltou dos Campos de Moab, junto com sua nora Rute, a moabita. Chegaram a Belém quando estava começando a colheita da cevada. (Rt 1,1.3-6.14b-16.22)
Evangelho do dia
Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito os saduceus se calarem. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus para o tentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» Jesus respondeu: «Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.» (Mt 22,34-40)
Vivendo a Palavra
Jesus pede-nos o testemunho do Amor. Que vivamos as dimensões do nosso ser – os sentimentos, os pensamentos, os desejos e as atividades do corpo – em favor dos irmãos: vendo em cada um deles a imagem de Deus, Pai que nos amou até entregar o próprio Filho, que se fez humano como nós em Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos crianças do teu Reino, para entendermos o Mandamento do Amor, tão simples que apenas elas são capazes de compreender. E o acolhendo, Pai Amado, que o vivamos profundamente, testemunhando a tua Presença neste mundo e em nossa história. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.