meu dia em oração
«Mas o Messias poderá vir da Galileia?»
Jeremias faz antever a figura do Cristo, conduzido como um cordeiro para o sacrifício da vida. Mas, diferente de Jesus que, manso e humilde de coração pede ao Pai que perdoe aqueles que não sabem o que fazem, o Profeta pede a vingança do Senhor dos exércitos.
1ª Leitura
O Senhor me ensinou e me fez compreender as intrigas que eles faziam. Como um cordeiro manso eu estava sendo levado para o matadouro. Eu não percebia que eles estavam tramando contra mim, dizendo: «Vamos derrubar esta árvore enquanto está verde, vamos tirá-la da terra dos vivos, e que o seu nome nunca mais seja lembrado!» Tu, porém, Senhor dos exércitos, és um juiz justo. Tu sondas os rins e o coração. Que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois a ti confio a minha causa.» (Jr 11,18-20)
Salmo ou Hino
Senhor, eu me abrigo em ti! Salva-me dos perseguidores! Liberta-me! Que não me apanhem e estraçalhem, e ninguém me liberte! Julga-me, Senhor, conforme a justiça, e segundo minha inocência. Põe fim à maldade e apoia o justo, pois tu sondas corações e rins, ó Deus justo! Quem me protege é Deus, que salva os corações retos. Deus é um justo juiz. (Sl 7,2-3.9b-12)
Evangelho do dia
Ouvindo essas palavras, alguns diziam no meio da multidão: «De fato, este homem é mesmo o Profeta!» Outros diziam: «Ele é o Messias.» Outros ainda afirmavam: «Mas o Messias virá da Galileia? A Escritura não diz que o Messias será da descendência de Davi e que virá de Belém, povoado de onde era Davi?» Por isso, houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos em cima dele. Os guardas do Templo foram para onde estavam os chefes dos sacerdotes e fariseus. E estes perguntaram: «Por que é que vocês não trouxeram Jesus?» Os guardas responderam: «Ninguém jamais falou como esse homem.» Então os fariseus perguntaram: «Será que ele enganou vocês também? Vocês já viram um só dos nossos chefes ou fariseu que acreditasse nele? Esse povinho, que não conhece a Lei, é maldito.» Mas Nicodemos, um dos fariseus, aquele que tinha ido encontrar-se com Jesus, disse: «Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir e saber o que ele faz?» Eles responderam: «Você também é galileu? Estude e verá que da Galileia não sai profeta.» E cada um voltou para sua casa. (Jo 7,40-53)
Vivendo a Palavra
O Evangelho mostra a tentação que sofremos de rotular as pessoas. Jesus não poderia ser o Messias, porque vinha da Galileia… Quanta sabedoria nós perdemos, deixando de ouvir os simples, atentos apenas ao que dizem os que são considerados doutores e mestres. É possível até que se encontrássemos Jesus de Nazaré nós não o ouvíssemos porque Ele era humilde e simples demais…
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o caminho da busca de simplicidade no entendimento e pureza dos sentimentos. Faze-nos atentos aos mais humildes, aos pobres, aos idosos e às crianças. Que saibamos sempre discernir a tua mensagem amorosa para todos os teus filhos. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.