meu dia em oração
Maria, Mãe da Igreja: “Eis aí a sua Mãe”
As leituras mostram como a presença de Maria, desde os primeiros tempos, foi essencial para a Igreja–Comunidade que, no Salmo, é comparada ao Monte Sião. No Evangelho, a mãe testemunha o momento final da dor do seu Filho, que a entrega, com terno carinho, aos cuidados de João, o discípulo que Ele amava.
1ª Leitura
Os apóstolos voltaram para Jerusalém. Eles se encontravam no Monte das Oliveiras, perto dali: uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde eles costumavam hospedar-se. Aí estavam Pedro e João, Tiago e André, Filipe, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele. (At 1,12-14)
Salmo ou Hino
Sião foi construída sobre o Monte Santo, e o Senhor prefere as portas dela a todas as moradas de Jacó. E de Sião será dito: «Todo homem aí nasceu. Ela foi fundada pelo Altíssimo em Pessoa». O Senhor inscreve os povos no registro: «Este homem nasceu aí». E cantarão, enquanto dançam: «Em ti se encontram todas as minhas fontes». (Sl 87,1-2.5-7)
Evangelho do dia
A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que Ele amava. Então Jesus disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho.» Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe.» E dessa hora em diante, o discípulo recebeu Maria em sua casa. (Jo 19,25-27)
Vivendo a Palavra
Na figura de Maria nós devemos enxergar todas as pessoas e circunstâncias que ajudam a gerar em nós o amor a Jesus e, por Ele, ao Pai Misericordioso. Certamente, a contemplação da Mãe nos aproxima do Filho e de seu Caminho. João, o discípulo amado, somos nós, a quem cabe cuidar de tudo o que concorre para a nossa pertença alegre e agradecida à Família de Deus.
Oração Final
Pai amado, nós agradecemos por nos chamares para a Família de Jesus. Sim, Pai misericordioso, apesar de nossas escusas e das justificativas que apresentamos, teus mensageiros fizeram chegar até nós o teu convite. Agora, nós pedimos, dá-nos sabedoria, força, coragem e perseverança para prosseguir no Caminho de Jesus, o Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.