meu dia em oração
Jesus revela os segredos do Reino aos que se fazem como crianças
Isaías mostra como a Assíria se tornou como um bastão nas mãos do Senhor para punir com saques e destruição a traição do povo eleito. E o salmo responde, questionando: “por acaso, quem formou o olho, não enxergará? Quem educa as nações não punirá?”
1ª Leitura
Ai da Assíria, vara da minha ira, bastão do meu furor posto em suas mãos. Contra uma nação ímpia eu a enviei, eu lhe dei ordens contra o povo da minha cólera, para que o saqueie e o despoje, e o pise como se fosse lama da rua. Mas, ela não tinha essa intenção, e o seu coração não se apegou a esse plano. Pelo contrário, ela só pensava em exterminar e destruir bom número de nações. Pois ele disse: «Foi com a força da minha mão que eu fiz o que fiz; agi com sabedoria porque sou inteligente. Mudei as fronteiras das nações e saqueei seus tesouros; como herói dominei seus habitantes. Como em um ninho, minha mão apanhou as riquezas dos povos: como se recolhem ovos abandonados, recolhi a terra inteira, e não houve quem batesse asas, ninguém que desse um pio». Acaso o machado se gloria contra aquele que o segura? Ou a serra se engrandece contra aquele que a maneja? Como se o bastão pudesse balançar quem o ergueu, ou a vara levantar aquele que não é madeira! Por isso, o Senhor Javé dos exércitos vai mandar magreza à gordura dele; em lugar de sua glória, haverá um incêndio, como incêndio provocado por fogo. (Is 10,5-7.13-16)
Salmo ou Hino
Eles massacram o teu povo, Senhor, matam a viúva e o estrangeiro e assassinam os órfãos. E comentam: «O Senhor nada vê, o Deus de Jacó nem percebe…» Percebam vocês, imbecis consumados. Idiotas, quando irão entender? Quem plantou o ouvido, não ouvirá? Quem formou o olho, não enxergará? Quem educa as nações, não punirá? (Sl 94,5-10.14-15)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.» (Mt 11,25-27)
Vivendo a Palavra
Jesus vai desvelando os segredos do Reino do Céu, que está reservado aos simples, aos humildes, aos pequeninos, àqueles que se fazem como crianças e se lançam confiantes nos braços do Pai. Àqueles que são discípulos, sábios na arte de viver e não aos doutores nas ciências sofisticadas do homem e das sociedades humanas.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a ousadia de buscar a simplicidade. Ajuda-nos a vencer o desejo mundano da grande erudição e do discurso brilhante, para praticarmos a arte da vida comum, partilhada na comunidade dos companheiros que nos deste para a peregrinação nesta terra abençoada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.